Press "Enter" to skip to content

Cerca de 780 mil goianos devem declarar Imposto de Renda

Última atualização 05/03/2018 | 09:29

Chegou o momento de prestar contas com o Leão. Em Goiás, cerca de 780 contribuintes deverão declarar o Imposto de Renda (IR), e 117 mil devem cair na “malha fina”. O período de Declaração de Imposto de Renda começou na quinta-feira, 1, e termina dia 30 de abril.O advogado tributarista, professor dos cursos de MBA em Gestão de Negócios e em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária do Ipog, e contador, Marciel Augusto Raimundo Lima explicou, em entrevista no estúdio do Diário do Estado, as mudanças no sistema de declaração do IR deste ano. “A Receita tem investido em tecnologia para fechar o cerco contra a sonegação. A ação tem aumentado significativamente o índice de rejeição das declarações e consequentemente, a aplicabilidade de penalidades”.

Para aumentar o controle tributário de receitas e despesas, a Receita Federal alterou dois itens importantes da declaração. O primeiro é a obrigatoriedade de inserir o CPF dos dependentes que era de 12 anos, para os dependentes de 8 anos. Em 2019, o contribuinte deverá informar o CPF todo e qualquer dependente, independente da idade. A segunda mudança é a identificação estruturada de bens e imóveis, que este ano não é obrigatória, mas será a partir de 2019. “A Receita tem usado todas as ferramentas tecnológicas para unificar informações, cruzar e comparar dados para evitar fraudes e sonegação”, explicou Marciel.

De acordo com o professor, a declaração tem três campos de informação que, se preenchidos errado, levam o contribuinte direto para a “malha fina” do Leão. “Primeiro, não informe renda divergente do que tem comprovado; não informe despesa médica com CPF de terceiros; informe renda sob aluguel e pensão alimentícia. Se o confronto de informações apontarem divergência em qualquer um desses itens, cai na malha fina. E além de refazer a declaração, o contribuinte estará sujeito a penalidades financeiras e até judiciais”, esclarece.

Patrícia Santana