Press "Enter" to skip to content

Cerimônia reconhece Lula como presidente no TSE nesta segunda, 12

Última atualização 12/12/2022 | 08:06

A diplomação de Luís Inácio Lula da Silva ocorrerá no início da tarde desta segunda-feira, 12, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A cerimônia, que já tem mais de 130 convidados na lista, reconhece formalmente a vitória de Lula nas eleições. Ele teve 50,83% dos votos válidos nas urnas. A posse presidencial em 1º de janeiro oficializa o presidente no cargo.

Um esquema especial de segurança está sendo preparado para evitar confusão com bolsonaristas e garantir a cerimônia de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Não haverá o tradicional momento para cumprimentos nem sessão de fotos com os presentes no evento. Haverá reforço policial, mais equipe de emergência, aumento de efetivo nas delegacias da região onde será realizado o evento e alterações no trânsito.

O diploma tem como fundo o brasão da República do Brasil e traz os seguintes dizeres: “Pela vontade do povo brasileiro expressa nas urnas em 30 de outubro de 2022, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma, que o habilita à investidura no cargo perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro de 2023, nos termos da Constituição”.

No mês passado, o PL, sigla do atual presidente e adversário de Lula nas urnas, questionou as urnas em segundo turno. O ministro do TSE, Alexandre de Moraes, requereu provas, mas a legenda não as apresentou. Ele arbitrou mais de R$ 20 mil em multa por questionar o sistema eleitoral.