Adversário do Vitória, Cerro Largo é lanterna de grupo da Sul-Americana e busca feito inédito. A equipe uruguaia visita o Rubro-Negro nesta quarta-feira, pela terceira rodada. Defensa y Justicia 0 x 0 Vitória | Melhores momentos | 2ª Rodada | CONMEBOL Sul-Americana. Invicto há quatro jogos na temporada, o Vitória enfrenta o Cerro Largo-URU na próxima quarta-feira, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana, com o dever de manter a sequência e um tabu do rival intactos. No Barradão, os arachanes tentarão conquistar a primeira vitória internacional de sua história.
O clube da cidade de Melo, que faz fronteira com o Brasil pelo Rio Grande do Sul, tem só 22 anos de idade e disputou 12 partidas de cunho continental: dez na Sul-Americana e duas na Libertadores. No histórico constam cinco empates, sete derrotas e nenhuma vitória, além de dez gols marcados e 24 sofridos. Na edição atual da Sul-Americana, o clube uruguaio passou pela fase preliminar contra o Danubio, nos pênaltis, depois de empatar por 2 a 2. Na fase de grupos, estreou com 0 a 0 contra o Defensa y Justicia e, na segunda rodada, foi derrotado pelo Universidad de Quito, por 3 a 1. A combinação desses dois últimos resultados deixou a equipe na lanterna do Grupo B, com um ponto conquistado e dois gols negativos de saldo.
O resultado mais fresco na memória dos uruguaios, no entanto, é positivo. Na última sexta-feira, pela 12ª rodada do Campeonato Uruguaio, o Cerro Largo venceu o lanterna River por 1 a 0 e acabou com sequência de quatro jogos sem vencer, entre eles três derrotas consecutivas. A equipe está na oitava posição do torneio, com 17 pontos em 12 rodadas. Os números gerais na temporada apontam afinidade do time com os empates: quase metade dos jogos acabou em igualdade no placar. Foram 15 partidas, com quatro vitórias, sete empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 42,2%. O ataque não é dos mais produtivos (marcou 15 gols), e a defesa costuma ser permissiva (foi vazada em nove jogos e sofreu 18 gols).
O artilheiro arachán é de uma posição incomum: Nicolás Bertochi, aos 35 anos, é volante e tem cinco gols marcados em 11 jogos na temporada. Todos os seus tentos aconteceram no Campeonato Uruguaio, e dois deles foram confirmados por meio de cobranças de pênaltis. O garçom do Cerro Largo é o ponta-direita Federico Medina, que distribuiu três assistências na temporada. O jovem de 21 anos, no entanto, tem sido preterido nos jogos da Sul-Americana e não saiu do banco em nenhuma das duas rodadas iniciais. O duelo tático entre Vitória e Cerro Largo tem um elemento importante a ser observado: quem vai ficar com a bola. As duas equipes costumam deixar a posse sob domínio do adversário e explorar os contra-ataques.
Os frequentes empates do Cerro Largo na temporada estão relacionados à sua postura reativa: quando foi quem menos teve a bola, venceu uma vez, perdeu três e empatou seis. O Vitória, por outro lado, tem mais facilidade em jogar sem o domínio da posse e costuma conquistar seus resultados positivos quando prioriza a defesa em relação ao ataque. A oportunidade para os times mostrarem qual estratégia vai dar mais certo começa às 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, no Barradão, em jogo válido pela terceira rodada da Copa Sul-Americana. O DE acompanha em tempo real por aqui.