Uma cerveja de estilo belga, feita no Paraná, superou rótulos da própria Bélgica e conquistou o título de melhor do mundo durante a Brussel Beer Challenge. O campeonato mundial de cervejas aconteceu na Bélgica e teve os resultados anunciados nesta segunda-feira (17). A cervejaria Hank Bier, de Guarapuava, conquistou medalha de ouro na categoria Strong Dark Ale, deixando para trás três rótulos belgas que ficaram com as medalhas de prata e de bronze.
A cerveja da região central do estado foi a única paranaense campeã no concurso, ao lado de cervejarias de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que também se destacaram em outras categorias. A disputa contou com mais de 1,7 mil rótulos do mundo todo, produzidos por 500 cervejarias de 36 países, divididos em 8 categorias e 92 subcategorias, incluindo concorrentes de diversas nacionalidades como chinesas, belgas, francesas e italianas.
A cidade natal da Hank Bier, Guarapuava, é conhecida como a Capital Nacional da Cevada e do Malte, devido à sua forte vocação agrícola na produção desses insumos. Atualmente, o Paraná conta com 175 cervejarias registradas, ocupando a 5ª posição no ranking nacional de estabelecimentos do setor cervejeiro. Desde a fundação da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) em 2012, empreendimentos paranaenses já conquistaram mais de mil títulos em premiações da categoria, destacando a qualidade e diversidade das cervejas locais.
Em 2025, algumas cervejarias paranaenses se destacaram em competições internacionais e nacionais, como a 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu, que levou duas medalhas de ouro no World Beer Cup em Indianápolis (EUA), e a Hank Bier, que conquistou 14 medalhas no Brasil Beer Cup e uma medalha de ouro na categoria Strong Dark Ale no Brussel Beer Challenge. A Yellow Bird, de Pinhais, e a Hespana Brewery, de Paranaguá, também foram premiadas na 5ª Copa Cerveja Brasil com o rótulo Frutopia, eleito o melhor do país em sua categoria.
Os concursos de cervejas são vitrines para as marcas e produtores locais, impulsionando a popularidade do estado e dos municípios. Everton Delfino, diretor-presidente da Procerva, destaca a importância dos prêmios para a promoção do turismo regional, que tem eventos dedicados à bebida como uma forma de valorizar a produção local. O Paraná se consolida como um polo cervejeiro de destaque no cenário nacional e internacional, agregando valor à economia local e fomentando o setor de produção de cervejas artesanais.




