Cerveja representa 2% do PIB nacional

O setor da bebida queridinha do brasileiro, contribui com aproximadamente R$ 25  bilhões em geração de impostos por ano, representando quase 2% do PIB nacional e empregando 2,7 milhões de pessoas no país, entre diretos, indiretos e induzido.

A cerveja é uma bebida levemente alcoólica, obtida pela fermentação da cevada e aromatizada com lúpulo, e tem a fama de uma  forte contribuição cultural e esportiva nacional do país, como principal promotor das grandes festas populares (Carnaval, São João, Circuito Sertanejo, etc) e eventos esportivos  (futebol, automobilismo, etc), fatores estes, condicionantes do desenvolvimento humano e do bem-estar social no país.

Essa bebidinha saborosa que está presente de diversas formas na mesa do brasileiro entre churrascos, festas familiares, boates e reuniões com amigos, se diferem em dois principais tipos: largue e ale. A largue é feita com uma fermentação mais baixa, são cervejas mais leves, de cor clara, com amargor moderado, alta carbonatação e graduação alcoólica entre 3 e 6%. Já a ale é produzida com fermentação elevada em temperaturas mais altas, esse processo cria cervejas mais complexas, frutadas e lupuladas. São mais encorpadas, mas o sabor e a cor pode variar bastante.

O mercado da cerveja hoje, está em todo lugar, entre pequenas e grandes empresas. Apesar da bebida fazer parte das comemorações dos brasileiros, o consumo precisa ser moderado para o exercício de algumas atividades.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp