Press "Enter" to skip to content

“Chá revelação” de menstruação viraliza nas redes sociais

Última atualização 19/10/2023 | 14:32

O “chá revelação” ganhou um novo conceito, agora para marcar a chegada da puberdade feminina. Em um vídeo que viralizou no TikTok, os pais fizeram uma festa para registrar a menarca, ou seja, primeira menstruação das filhas. A hashtag #periodparty está sendo usada pelos familiares nas redes sociais para a publicação dos vídeos.

Os eventos também podem ser chamados de “Festa da Primeira Lua”, se referindo à repetição mensal da menstruação. A celebração é enfeitada com representações simbólicas do útero, com tons de vermelho e rosa na decoração. Há ainda bolos com a frase “feliz primeiro período”.

A ideia do “chá revelação” da primeira menstruação é desmitificar o momento que é tão importante na vida das meninas, superando estigmas e tabus associados ao período. Entretanto, nas redes sociais os internautas se dividiram em relação as opiniões. Algumas meninas gostaram da ideia e pediram para que os pais realizem a festa, mas outras mulheres acharam a ideia vergonhosa.

“Como se menstruar fosse uma coisa legal, divertida e que a gente gosta muito!”, disse uma internauta. “Isso não é para desmistificar [a menstruação], é para constranger a menina. Uma boa conversa e educação sexual resolve”, opinou outra.

Virou Trend

Uma mãe ainda deu uma dica para quem está aderindo a ‘period party’ para divulgar a primeira menstruação da filha. “Quando minha filha ficou mocinha, meu esposo comprou um presente para ela adequado a idade e aproveitamos para conversar sobre a nova fase que iniciava em sua vida. Acolhemos, abraçamos e ela se sentiu amada e preparada para isso. Acho um momento muito íntimo da menina e só comentei com as avós e amigas após consentimento dela. Fica a dica”, afirmou.

Uma publicação do TikTok acumula mais de 14 milhões de visualizações. Nela, mostra-se uma fonte de chocolate em tom de vermelho e cupcakes em forma de gota de sangue. Já em uma outra publicação, a irmã mais velha de uma garota compra absorventes para a caçula e mostra uma mesa com morangos, sucos, maças e uma Barbie.

Veja um vídeo da #periodparty publicado nas redes sociais: