Chacina em Nova Descoberta: Tráfico de Drogas Motiva Crime com Sete Mortos

O controle do tráfico de drogas no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, pode ter sido o que motivou a chacina que deixou sete homens mortos na madrugada do domingo (12). De acordo com a Polícia Civil, seis das vítimas foram assassinadas num beco, e a sétima, dentro de uma casa no Alto do Reservatório. As informações sobre o caso foram repassadas pela Polícia Civil em uma coletiva de imprensa realizada na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Norte do Recife.

De acordo com o delegado Ivaldo Pereira, gestor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), a polícia ainda não descartou nenhuma linha investigativa, mas a do tráfico de drogas é a mais provável. “A linha mais forte, até o momento, é realmente relacionada a uma disputa pelo tráfico de drogas no local. Então, a gente precisa aprofundar as investigações para saber se essa linha se confirma ou não”, disse o delegado. As vítimas foram identificadas como: Cláudio José da Silva, Cleiton José Bento, José Carlos Gomes Bezerra, Luiz Fernando da Silva Barbosa, Luiz Herculano Alves Filho, Silvano José da Silva e Valdeci Sebastião da Silva.

A corporação contou que um dos sete homens mortos levou dez tiros de pistola pelo corpo. Outros foram atingidos na cabeça e um deles, que estava dentro de casa, teve o crânio despedaçado por um tiro de espingarda. Ao chegar ao local, os policiais encontraram munições de vários tipos de calibres, além de alguns objetos que indicavam o consumo de drogas. Para a polícia, os achados reforçam a hipótese de disputa pelo tráfico.

Segundo o delegado Sérgio Ricardo, coordenador da Força-Tarefa de Homicídios, as vítimas estariam bebendo e consumindo drogas quando os criminosos chegaram em dois veículos. A polícia ainda investiga quantas pessoas participaram da ação. “Tinha uma balança lá. A perícia fez o local de crime e tinham pratos com resquícios de drogas e outros apetrechos que eram utilizados para o consumo de droga. (…) Eles costumavam ingerir bebida alcoólica, crack e o conhecido ‘pó virado’, que é uma mistura de crack e ácido bórico para aspirar pelas narinas”, disse o delegado.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, duas das sete vítimas da chacina tinham antecedentes criminais por estupro e homicídio. Três pessoas foram ouvidas no domingo e novos depoimentos devem ser prestados nesta segunda. Segundo o delegado Ivaldo Pereira, nem todas as vítimas seriam alvos dos assassinos. “A informação que a gente tem, nessa linha mais forte, é que nem todos eram alvos. Inclusive, pessoas que seriam alvo teriam saído anteriormente da casa, senão, talvez o dano fosse até maior”, explicou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cadastro no Chapéu de Palha 2025 da Fruticultura Irrigada em Petrolina e outros municípios do sertão pernambucano

Cadastro no programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada começa nesta segunda em Petrolina

Os próximos municípios sertanejos beneficiados serão Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Orocó, Cabrobó e Ibimirim.

Começou nesta segunda-feira (13) o cadastramento no programa Chapéu de Palha 2025 para os trabalhadores da fruticultura irrigada do sertão pernambucano. O processo inicia na cidade de Petrolina, onde será realizado até a sexta-feira (17). Os interessados podem solicitar o benefício em qualquer um dos seis polos de inscrição localizados no município, das 8h às 17h.

O Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada beneficiará mais de quatro mil pessoas, totalizando uma injeção de R$ 3.5 milhões na economia do estado. Cada trabalhador receberá cinco parcelas de R$ 373,08. Para ser beneficiário do programa, é necessário ter acima de 18 anos, ser trabalhador (a) rural da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador (a), tratorista, irrigante ou trabalhador (a) no cultivo de árvores frutíferas no último contrato e ser residente dos municípios pernambucanos contemplados pelo programa da fruticultura irrigada.

Só tem direito ao benefício quem estiver desempregado e não estiver recebendo seguro-desemprego, aposentadoria ou pensão pelo INSS. Os profissionais desempregados por conta da entressafra da fruta ou do período defeso e com idade entre 18 e 29 anos também poderão se cadastrar desde que atendam aos demais requisitos do programa, mesmo que exista outro beneficiário residindo no mesmo domicílio.

Para realizar o cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante do Pis ou NIS, RG, CPF, comprovante de residência, carteira digital de trabalho expedida até 30 dias anteriores ao cadastro e Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) atualizado.

Segundo a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE), na terça-feira (14), a partir das 8h, na Escola de Referência em Ensino Fundamental Moisés Barbosa, no bairro de Areia Branca, a Caravana da Cidadania ofertará ao público presente serviços, como emissão de documentos (RG e certidão de nascimento, por exemplo), balcão de direitos e atendimentos do programa saúde em dia, entre outros.

Além disso, representantes da secretaria de educação estarão disponíveis para realizar a matrícula dos beneficiários do Chapéu de Palha no ensino de jovens e adultos (EJA), possibilitando tanto a alfabetização quanto a conclusão da escolarização dos trabalhadores. Ainda dentro das iniciativas oferecidas no período de cadastramento, estarão abertas inscrições para cursos profissionalizantes de técnicas em instalações elétricas prediais, mecânica básica automotiva e artesanato.

O cadastramento do chapéu de palha seguirá de acordo com o cronograma de cada município nos polos de cadastramento das cidades. Os próximos municípios sertanejos beneficiados serão Belém do São Francisco, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Orocó, Cabrobó e Ibimirim.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp