Chama Crioula chega a Passo Fundo após cavalgada de oito dias; fortalecendo os Festejos Farroupilhas

chama-crioula-chega-a-passo-fundo-apos-cavalgada-de-oito-dias3B-fortalecendo-os-festejos-farroupilhas

Chama Crioula chega a Passo Fundo após cavalgada de oito dias e 270 km; símbolo fortalece os Festejos Farroupilhas

Fogo foi levado ao Parque de Rodeios Vitor Mateus Teixeira por membros do Grupo Cavaleiros do Planalto Médio neste domingo (24).

A chama crioula chegou a Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (24), após uma viagem a cavalo de 270 quilômetros desde Caxias do Sul, na Serra, onde o fogo simbólico foi aceso neste ano.

A cavalgada para trazer a chama a Passo Fundo levou oito dias e envolveu 25 cavaleiros. Ao chegar em Passo Fundo, a chama foi levada ao Parque de Rodeios Vitor Mateus Teixeira, para a cerimônia oficial que inaugura as comemorações até o dia 20 de setembro.

Para nós, a chama crioula é uma referência na tradição gaúcha. É o símbolo que vem fortalecer os Festejos Farroupilhas”, comenta o coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Vercelli de Oliveira.

Quem trouxe a chama de Caxias do Sul foram membros do Grupo Cavaleiros do Planalto Médio, organização voluntária que faz o trajeto desde a cidade onde o fogo simbólico é acendido anualmente há 21 anos.

De acordo com Indiomar Scheleder Duarte, que liderou o grupo, a cavalgada foi “tranquila”.

Passamos por toda a Serra gaúcha, inclusive em locais afetados pela enchente. Todos que vão para a cavalgada, tanto os homens a cavalo quanto quem está no apoio, têm muito orgulho de participar”, comenta Duarte.

A abertura oficial dos Festejos Farroupilhas em Passo Fundo está marcada para o dia 8 de setembro. Até o dia 20, diferentes entidades locais se alternarão diariamente na responsabilidade de manter a chama crioula acesa e de organizar atividades comemorativas, como cafés de chaleira, apresentações culturais e bailes típicos gaúchos.

A partir de Passo Fundo, a chama será levada para as outras 34 cidades que compõem a 7ª Região Tradicionalista.

Após Caxias do Sul, que sediou o evento anteriormente, a próxima cidade a receber o acendimento da chama em 2026 será Rio Pardo. Já Passo Fundo será a anfitriã novamente em 2027.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp