Bloco Chama o Síndico, do carnaval de BH, sai nesta quarta-feira, que também terá Bloco da Rua
Neste ano, o bloco celebra os 50 anos do disco África Brasil, de Jorge Ben Jor, com uma mistura de samba, frevo, soul, hip hop, congado, ijexá e funk.
Diário do Estado preparou página sobre o carnaval em BH
Diário do Estado preparou página sobre o carnaval em BH
O tradicional bloco de carnaval de BH Chama o Síndico desfila nesta quarta-feira (11), a partir das 18h, na Avenida Afonso Pena, na altura do Palácio das Artes, no Centro da capital mineira. Também será o dia do Bloco da Rua (leia mais abaixo)
Neste ano, o Bloco do Síndico apresenta o tema ‘Universo África Brasil’, em comemoração aos 50 anos do disco África Brasil, de Jorge Ben Jor, ampliando o olhar para uma relação histórica, cultural e estética que estrutura a cultura brasileira.
Segundo a organização do bloco, a ideia principal do tema deste ano é reconhecer a conexão viva entre África e Brasil, presente no corpo, no som e na forma de ocupar a rua. Essa herança, segundo os organizadores, atravessa o carnaval e se mantém viva, apesar das tentativas históricas de apagamento.
A proposta do Chama o Síndico dialoga com a resistência cultural negra e com a compreensão de que os fundamentos da música brasileira nascem dessas matrizes.
No repertório, a mistura de ritmos como samba, frevo, soul, hip hop, congado, ijexá e funk promete agitar os foliões e a afirmação de que “toda música brasileira é afro-brasileira” orienta o espetáculo.
O Chama o Síndico foi fundado em 2012 por Matheus Rocha e Nara Torres, reunindo músicos e produtores culturais envolvidos na retomada do carnaval de rua de Belo Horizonte. Desde então, o bloco tem atraído milhares de foliões a cada edição, com uma formação que inclui bateria, ala de dança, ala para pessoas com deficiência e uma banda completa. Em 2025, o bloco reuniu milhares de pessoas na Afonso Pena para celebrar seus 13 anos de existência, homenageando obras de Jorge Ben Jor e de Tim Maia, sob o tema ‘Salve o Verde’.
Diário do Estado
Data: quarta-feira (11)
Horário: 18h
Local: Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro (em frente ao Palácio das Artes)
Bloco da Rua
Data: quarta-feira (11)
Horário: 13h
Local: Rua Varginha, 215, Colégio Batista
Navegue pela tabela, filtrando as informações por nome, data, horário ou local do bloco:
LEIA TAMBÉM:
Carnaval de BH: veja programação dos blocos com mapa interativo e tabela de buscas por dia, horário e local
Latinha de whisky com limão, gin com gengibre, rum com mate: como os drinques prontos de Minas viraram febre no carnaval
Diário do Estado
Veja os vídeos mais assistidos do Diário do Estado: 50 vídeos




