É #FAKE que direita supostamente comandará ‘centro acadêmico de direito’ da Unicamp; universidade não tem esse curso
Post mente ao usar gravação que, na verdade, foi publicada por movimento estudantil da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Universidade Estadual de Campinas não tem graduação em direito em nenhum de seus campi.
Circula nas redes sociais um vídeo alegando que uma “chapa de direita” venceu as eleições para o diretório acadêmico de direito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp ). É #FAKE.
Publicado no X na quarta-feira (24), ele tem o seguinte texto, sobreposto às imagens: “Chapa de direita vence com 94% dos votos e tira a esquerda do diretório acadêmico de direito da Unicamp”.
Mas, na verdade, as imagens têm relação com eleições para o diretório do curso direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Tanto que é possível ver um aluno puxando uma mala com um cartaz onde lê “luto última instância”, em referência a um movimento estudantil daquela instituição.
O vídeo usado no post falso foi originalmente publicado em 23 de maio deste ano do Instagram do Renova Unicap, movimento estudantil dos alunos de direito daquela universidade. Na ocasião, o grupo havia vencido as eleições para o diretório acadêmico do curso.
Além disso, a Unicamp não tem o curso de direito em nenhum de seus campi. O reitor da instituição afirmou, em agosto, que a universidade pode oferecer novas graduações, incluindo a de direito, a partir do vestibular de 2027.
O Fato ou Fake usou a plataforma InViD para fragmentar o vídeo viral em vários frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por cada uma delas no Google Lens. Essa ação permite verificar se as mesmas cenas já estavam publicadas antes da internet.
A pesquisa levou a uma publicação de 23 de maio deste ano do portal Conexão Política, que tem a seguinte legenda: “A chapa 2, batizada de Renova Unicap — composta majoritariamente por estudantes de direita, entre liberais e conservadores — venceu a eleição do Diretório Acadêmico do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com 94% dos votos”.
O Fato ou Fake buscou pelo Instagram do movimento e encontrou o mesmo vídeo, publicado após a vitória nas eleições para o diretório.