Press "Enter" to skip to content

Chef faz sucesso em Nova York ao colocar insetos em pratos tradicionais

Última atualização 19/08/2023 | 11:19

Em Nova York, o chef Joseph Yoon cozinha insetos há quatro anos para um projeto de arte e, agora, pretende mudar a percepção sobre os eles tornando-os ingredientes de pratos “deliciosos e nutritivos”.

Diretor de uma organização que promove insetos comestíveis, a Brooklyn Bugs, Yoon afirma que amo a iguaria. São mais de dois mil insetos comestíveis no mundo e com sabores variados.

“O que estou tentando fazer é apresentar às pessoas essa maravilhosa abundância de sabores, texturas e ideias de como cozinhar com insetos comestíveis”, disse Yoon à CNN.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de duas bilhões de pessoas no mundo consomem tais alimentos, mas a repulsa pelo consumo desse tipo de alimento é maior nos países ocidentais, segundo relatório de 2013.

Apesar disso, o mesmo relatório da FAO que indica a quantidade de pessoas que consomem insetos, revela que a atual produção de alimentos está prejudicando o meio ambiente e que os recursos, como terra e oceano, estão ficando escassos.

Portanto, para alimentar as quase dez bilhões de pessoas no mundo, a produção de grilos se apresenta como alternativa, pois precisam de menos ração do que o gado e ocupa bem menos espaço. Diante disso, o chef Yoon tem como propósito normalizar o consumo de insetos para reduzir os impactos ambientais dos hábitos alimentares dos humanos.

Entre os pratos produzidos pelo chef estão Chili de gafanhotos com vagens, aspargos, ovos, cebola e alho com uma mistura cremosa de três grãos (foto), Mac N Cheese com grilos, Biscoito de escorpião e Guacamole com formigas pretas.