Chefia do tráfico em Curitiba presa em SP por câmeras de reconhecimento facial

chefia-do-trafico-em-curitiba-presa-em-sp-por-cameras-de-reconhecimento-facial

Chefia de tráfico em Curitiba é preso após ser localizado por câmeras de reconhecimento facial em São Paulo

Rômulo Alves Farias responde por crimes como associação criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e posse ilegal de arma de fogo. DE tenta identificar a defesa.

Chefia de tráfico é preso após ser localizado por câmeras de reconhecimento facial

Rômulo Alves Farias, de 37 anos, conhecido como um dos chefes do tráfico em Curitiba, foi preso após ser localizado pelas câmeras de reconhecimento facial enquanto caminhava na região central de São Paulo.

Câmeras de segurança registraram a situação. Nas imagens é possível observar Rômulo atravessando a rua e entrando em um estabelecimento. Em seguida, agentes da Guarda Municipal se aproximam. Momentos depois, Rômulo sai algemado do local.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o suspeito estava foragido desde agosto de 2024, quando teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Paraná. Ele responde por crimes como associação criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e posse ilegal de arma de fogo.

Além disso, conforme a polícia, o suspeito integrou uma quadrilha que assaltou uma agência bancária no Paraná em 2014. Na ocasião, o grupo utilizou explosivos para arrombar o cofre e levar uma grande quantia em dinheiro. Investigações apontam que Rômulo foi o motorista do veículo utilizado na fuga.

Durante a abordagem, os agentes da Guarda Municipal encontraram com o suspeito dois documentos falsos em nome de outras pessoas. DE tenta identificar a defesa de Rômulo.

Desde o início da operação do Smart Sampa, em julho de 2024, 1925 pessoas foram presas em flagrante. Além disso, 41 pessoas desaparecidas foram encontradas e 729 foragidos capturados. Dos foragidos, 84 deles são foragidos de outros estados, sendo seis do Paraná.

O programa tem cerca de 23 mil câmeras de monitoramento instaladas, das quais 4 mil têm a tecnologia de reconhecimento de placas de veículos. Os aparelhos estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, inclusive nas entradas e saídas do município.

Leia mais notícias no DE Paraná.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp