Press "Enter" to skip to content

Chegada de frente fria deve diminuir temperatura em Goiás no fim de semana

Última atualização 26/09/2023 | 16:30

O Centro de Informações Meteorológicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) prevê que a temperatura em Goiás caia entre sexta-feira, 29, e sábado, 30. De acordo com a Secretaria, isso deve acontecer devido a uma frente fria que virá da região Sudeste do Brasil, trazendo ainda chuvas fortes.

Segundo a Semad, a previsão é que as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar continue até o fim desta sexta-feira. Entretanto, secretária Andréa Vulcanis afirmou que a umidade pode cair durante a tarde. “É possível que, até sexta, a umidade do ar caia até a 14% durante a tarde. Portanto, todos nós vamos ter que nos hidratar bastante para evitar problemas de saúde”, alertou.

Ao Jornal Diário do Estado (DE), gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, analisou que a frente fria é oriunda do Sul do país e chegará ao Sudeste. “Essa frente fria vai subindo, chegando na altura de São Paulo e Minas Gerais. Ela vai espalhar nebulosidade, que combinada com o calor, favorece áreas de instabilidade e pancadas de chuva”, explica.

De acordo com o gerente do Cimehgo, as chuvas serão resultado das altas temperaturas combinadas com a massa fria. “Toda vez que nós estamos com o ambiente muito quente e chega essa massa mais fria, o risco potencial da tempestade é elevado. O boletim [Informativo Cimehgo] inclusive consta alerta. Então hoje estamos validando como é que essa frente vai subir e ela vai provocar também essas pancadas de chuvas que vai acompanhar de raios e rajadas de vento, eventualmente granizo”, disse.

“É como aconteceu ontem, por exemplo, em Jataí, que teve rajadas de vento que derrubou até árvore. Aconteceu por conta dessa ‘amostra grátis’, essas pancadinhas de chuva que tivemos ontem. O ambiente ainda continua quente e vai permanecer com temperaturas mais elevadas”, afirmou ao DE.

Temperaturas

Segundo André, a situação gera preocupação em relação as pancadas de chuva, mas que as temperaturas não irão mudar drasticamente. “Vai ter uma redução das temperaturas, mas não vão subir tanto quanto estavam. Elas vão dar uma recuada, mas ainda assim persiste um cenário de temperaturas um pouco mais elevadas no final de setembro e início do mês de outubro”, diz.

Sobre as áreas mais afetadas, o gerente do Cimehgo afirmou que o destaque se encontra no Centro-Sul goiano, mas que parte do Centro-Norte também deve receber as pancadas de chuvas. Além disso, André analisou que a temperatura deve reduzir para 34° em Goiânia, continuando quente.