Última atualização 28/05/2018 | 17:52
Nos dias 25 a 27 de maio cerca de 45 mil visitantes participaram do evento gastronômico Chica Doida em Quirinópolis
O 4º Festival Gastronômico Chica Doida foi realizado no município de Quirinópolis, cerca de 300 km da capital. O evento realizou apresentações artísticas feitas por estudantes da rede pública de ensino, com o foco na divulgação do prato “Chica Doida”. O principal objetivo é manter a tradição da culinária e consolidá-la como referência gastronômica do município. Além das atrações culturais o festival contou com o concurso “A Chica Mais Doida”, com intuito de apresentar novas versões do prato. Essas criações concorreram e foram avaliados sob os critérios de “apresentação e sabor”.
No quesito “apresentação”, o 1º lugar ficou para a Escola Márcio Ribeiro e a premiação foram uma TV e um aparelho de ar-condicionado. O 2º lugar ficou para a Escola Dr. Athaydes, que recebeu a premiação de uma TV. Já no quesito “sabor”, o primeiro lugar caprichou para chegar o mais próximo possível do original, para tanto a equipe do CEMEI Marcos Alves Magalhães foi buscar ajuda com a Dona Valda (que aprendeu a fazer Chica Doida com Dona Petronilha) e ficou em 1º lugar. O 2º lugar foi para a Escola Dr. Athaydes.
Os participantes do concurso “Chica Mais Doida” foram um grupo de representantes de cada escola municipal da cidade. As oficinas de Culinária foram ministradas por chefes renomados como: Eduardo Di Castro e Mariana Rodriguês. Para adocicar o paladar e agradar os amantes de um bom doce, o evento contou com a participação especial da Flower Cake Amélia Lino. Sua apresentação no palco foi transmitida em vários telões espalhados pelo local. Amélia ensinou várias receitas para o cardápio do festival. Outro destaque é o armazém, um dos pontos mais visitado nos três dias, com venda de artesanato e iguaria da roça.
Chica Doida e a Receita Original
O prato é típico da cidade devido a criação da quirinopolina Petronilha Ferreira Cabral. Petronilha e o marido João Batista da Rocha gostavam de reunir a família e os amigos em pamonhadas, uma cultura clássica na vida dos goianos que são apaixonados por milho. Em um desses encontros a palha acabou e surgiu a dúvida de como continuar cozinhando sem o uso da palha de milho. Como havia ainda muito massa resolveram reinventar. “Vamos inventar um prato. Vá colocando bastante cebola picada, alho amassado com sal e muita pimenta malagueta.”, disse João Batista.
A partir daí, o invento foi ao forno em um grande tabuleiro e o resultado foi surpreendente. O prato atualmente é referência em Quirinópolis e em todo o Brasil. O nome “Chica Doida” faz menção a Dona Francisca, cozinheira que morou a vida inteira na casa de dona Petronilha. O “doida” foi apelidado por ser um prato bastante apimentado. De acordo com a primeira dama, Zélia, o prato principal das escolas particulares, municipais e estaduais é a Chica Doida. A partir do momento que a cultura culinária foi crescendo, o prefeito Gilmar Alves, decidiu criar um festival para homenagear o prato que é referência na cidade.
Quirinópolis é uma das 15 cidades que estão no circuito gastronômico no estado de Goiás. O festival conta com o apoio do estado por meio da Goiás Turismo. O prato fez tanto sucesso que a cidade recebeu o convite para uma representante ensinar a receita no programa “Mais Você” apresentado por Ana Maria Braga e no Globo Rural. Para quem está se perguntando onde encontrar informações para preparar o prato em casa mesmo, segue abaixo a receita original:
- Ingredientes: 25 espigas de milho verde mole, 1/2 kg de linguiça de porco caseira, 300g de queijo picado em cubos, 250 de jiló, 1/2 copo de banha de porco ou óleo de cozinha, 2 cabeças de cebola picadas, 8 dentes de alho, 1 colher cheia de pimenta malagueta curtida, 1 colher de sobremesa de açúcar, 1 copo de água e sal a gosto.
- Modo de Preparo: Rale as espigas de milho levemente. Ponha a massa em uma bacia para temperar. Escalde a massa com a banha bem quente. Misture os temperos mexendo bem a massa. Coloque a massa em um pirex e leve ao forno quente. A cada 5 minutos mexa a massa acrescentando água fervente. No ponto retire do forno e espalhe à massa intercaladamente a linguiça, jiló e os pedaços de queijo. Cubra a massa com fatias de queijo e leve para gratinar no forno por 15 minutos.
4º Edição do Festival
Segundo um levantamento feito por pesquisadores presentes no evento, cerca de 45 mil pessoas passaram pelo local nos três dias. O Festival que sofreu um hiato na gestão anterior retorna sob a atual gestão do prefeito Gilmar Alves da Silva e o vice-prefeito Antônio José Pereira, mais conhecido como “Zezé do Povo”. Atualmente reeleito, os parlamentares retomaram as atividades culturais, incluindo o Festival Gastronômico que possui um valor simbólico para cidade. Na quarta edição deste evento, segundo os organizadores, foi prospectado pela coordenação em parceria com chefes de cozinha e a consultoria do festival um volume de 800 refeições para os três dias de festival.
O resultado foi além do esperado com o número de 1089 refeições no restaurante do evento, superando assim as expectativas dos organizadores. No total foram 150 quilos de massa de milho remodelado para o prato típico tão esperado: a Chica Doida. O festival abrigou treze barracas de escolas com objetivo de comercializar outros pratos da culinária goiana, e os resultados foram positivos. Além das atrações culturais, os evento contou com shows clássico da música popular brasileira, mesclando culturas de axé, forró e rock. As Banda Babado Novo se apresentou na sexta-feira (25), a Banda IRA! (26) e a Banda do Forró no último dia (27).