Press "Enter" to skip to content

Chile alega escalação irregular e tenta tomar vaga do Equador na Copa 2022

Última atualização 05/05/2022 | 16:01

O Chile está em busca de uma virada de mesa. No dia 29 de março, as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022 foram concluídas. O campeonato definiu os representantes do continente que estarão no Catar. Brasil, Argentina, Uruguai e Equador conseguiram vagas diretas, e o Peru partiu para a repescagem. Os chilenos acabaram terminando em sétimo lugar, mas buscam tomar a vaga equatoriana alegando escalação irregular.

A denúncia do Chile

A alegação do Chile tem relação com o lateral direito Byron Castillo, do Equador. De acordo com os chilenos, o jogador teria utilizado certidão de nascimento falsa, falsa declaração de idade e falsa nacionalidade. O jogador participou de oito dos 18 jogos que os equatorianos disputaram nas Eliminatórias da América do Sul.

A Federação Chilena de Futebol enviou oficialmente a denúncia à Comissão de Disciplina da Fifa. A intenção é fazer o Equador perder os pontos de todos os duelos que Byron Castillo participou, e que esses pontos passem para as equipes que os equatorianos enfrentaram no período. Desta forma, o Chile subiria na tabela e tomaria a vaga.

“Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Plavas”, postou a Federação Chilena em nota oficial.

O Chile não disputa uma Copa do Mundo desde 2014. Naquela edição, o time enfrentou o Brasil nas oitavas de final e voltou para casa após derrota nos pênaltis. Quatro anos depois, a Canarinho voltou a ser uma pedra no sapato dos chilenos, eliminando-os ainda nas Eliminatórias. Em 2022, o Chile novamente não conseguiu se classificar à Copa.