Press "Enter" to skip to content

Chile decide manter as fronteiras fechadas por mais 30 dias

Apesar de uma melhora gradual, a cidade de Santiago no Chile decidiu manter as fronteiras fechadas por mais 30 dias. A medida é motivada pelo fato dos hospitais ainda estarem quase cheios e grande quantidade no número de casos da Covid-19.

O ministro da Saúde, Enrique Paris, disse que as médias semanal e de 14 dias mostram queda de 7% no número de casos confirmados, e que as taxas de positividade dos testes de Covid-19 também caíram. Nessa segunda-feira (26), 6.078 novas infecções foram registradas, em comparação com a alta recorde de 9.171 casos no dia 9 de abril.

“A situação sanitária está mostrando alguns sinais de melhora. Estamos vendo mudanças, mas isso não significa que precisamos parar de lutar”, disse Paris. O Chile está conduzindo uma das mais rápidas campanhas de vacinação no mundo – metade de sua população prioritária já foi imunizada com uma dose e 38,8% já receberam duas.

Por lá, embora o número de casos entre a população mais velha tenha caído, permanece grande número de hospitalização entre os jovens. O lockdown deve ter flexibilização após um mês de fechamento total rígido.