Uma chilena foi presa, na quarta-feira (20), suspeita de cometer furtos em Salvador. A suspeita, presa no bairro de Brotas, estava sendo investigada pela prática de furtos no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e em diversas regiões da cidade.
O mandado de prisão preventiva foi cumprido por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur). Segundo informações da Polícia Civil, a suspeitajá possui passagens criminais no Rio de Janeiro e São Paulo, onde cumpriu pena por furto.
Além disso, tem registros criminais em Feira de Santana, no interior do estado, e Salvador, onde cometeu o mesmo crime diversas vezes, em locais como o Aeroporto Internacional de Salvador, o Terminal Rodoviário de Salvador e lojas de shoppings centers da cidade.
Em seu modus operandi, ela se disfarçava de turista prestes a embarcar e subtraía diversos objetos, como bagagens, cartões de crédito e notebooks. Investigações sobre um caso de estelionato ocorrido em agosto de 2024 indicaram a ligação da suspeita com esse e outros crimes. Após contato da PC com a Polícia Federal, também foi identificado um inquérito policial em andamento para sua expulsão do país.
A mulher passou pelos exames legais e permanece à disposição da Justiça. Novamente, é importante ressaltar a importância do trabalho conjunto entre as diferentes forças de segurança para coibir a prática de crimes e garantir a segurança da população.
Por fim, o caso serve como alerta para os turistas e moradores da região, destacando a necessidade de estar atento e adotar medidas de segurança para evitar situações de risco. A colaboração da população é fundamental para o êxito das operações policiais e a prevenção de delitos. Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e tranquilo para todos.