China comemora Ano do Tigre

O Ano do Tigre é comemorado por chineses, outros povos asiáticos e representa a chegada do Ano do Tigre.

Começa nesta terça-feira (01), o Ano Novo Chinês, um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia, e nesta edição será com o Ano do Tigre, ou o ano 4720 no calendário.

Como de costume, os chineses aproveitam o feriado para viajar e celebrar o Ano Novo Lunar, só que pela terceira vez, isso não vai acontecer por conta da pandemia da Covid-19.

Mesmo com a vacinação, as festas estão sendo diminuídas por conta da variante ômicron e as restrições da China com a política “Covid zero”.

Aproximadamente, 85% dos chineses estão totalmente vacinados. Segundo a plataforma Our World in Data, que é ligada à Universidade de Oxford. Contudo, o governo insiste para que os moradores evitem deslocamentos desnecessários e tem intensificado testes e lockdown em áreas com surtos de Covid-19.

Foi reforçado pela China, o controle das medidas sanitárias para evitar problemas na realização das Olimpíadas de Inverno, que estão marcadas para começar nesta semana.

Mesmo com o governo orientando a população a não viajarem, ainda assim, há muita preparação para o feriado no país. As festas geralmente começam uma semana antes da data.

Na antevéspera, é colocados faixas festivas e começam as feiras de flores. Há também pratos simbólicos que representam sorte e melhoras. As comemorações começam com bolos e doces.

É um dia em que as famílias ficam acordadas até tarde. A tradição é que haja uma grande reunião familiar no dia da virada de ano.

Em países onde comemoram o Ano Novo lunar, há feriados que variam de três a sete dias. O fim da comemoração é geralmente no 15º dia do mês lunar. É um dia em que os membros das famílias dão suas bênçãos uns aos outros, visitam parentes e amigos, e ocorre o chamado festival das lanternas.

É tradicional que neste dia as garotas saem de casa para ver as lanternas enfeitando as ruas e, assim, conhecer os rapazes. Mas no presente, as cidades fazem painéis com lanternas que viram atrações.

Significado do Tigre

Segundo a tradição, o tigre é considerado o rei dos animais e pode ser interpretado como um símbolo de poder, coragem, confiança, força e liderança. Ele também é um animal que espanta mau agouros.

O Ano do Tigre também pode ser associado à vitalidade e força, de acordo com a mitologia chinesa, e vem sendo encarado como um ano “definitivo” para o fim da pandemia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp