Press "Enter" to skip to content

China diz que morreu uma pessoa de Covid em 8 meses no país

A Comissão Nacional de Saúde da China afirmou, nesta quarta-feira, 13, que a primeira morte por Covid foi registrada no país desde 16 de maio de 2020, na província e Hebei, próxima a Pequim. A média é extraordinariamente fora dos padrões de letalidade da doença, que gira em torno de 2% no mundo, tendo morrido, até agora, 1.954.336 pessoas, segundo a OMS (até 13 de janeiro).

O relatório também confirmou 138 novos casos com sintomas e 78 assintomáticos. As informações chinesas falam que as infecções se alastraram em Hebei, de 10 milhões de habitantes, principalmente na capital, Shijiazhuang. Já foram confirmadas 600 infecções no local.

No auge da pandemia, no segundo trimestre de 2020, enquanto potências como o Reino Unido caíam até 20 pontos percentuais no PIB, a China apresentava um crescimento de 11% no seu Produto Interno Bruto. Dados do relatório do Fundo Monetário Internacional (World Economic Outlook), divulgados em outubro passado, afirmavam que todos os países terminariam em contração de suas economias, menos um: a China, berço da pandemia.

Imagem: Johannes Eisele/AFP/Getty