China encerra embargo e libera importação de carne de frango do RS após mais de um ano. A medida revoga a proibição que estava em vigor desde 2024 por um surto da Doença de Newcastle, causando uma queda de 1% nas exportações do estado no ano passado.
O DE anunciou o fim do embargo à carne de frango produzida no Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada em um comunicado na sexta-feira (16) e revoga a proibição que estava em vigor devido a um surto da Doença de Newcastle.
O Brasil já havia se declarado livre de gripe aviária bem antes, no dia 18 de junho de 2025, após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas. Em novembro, o DE já havia retirado o embargo para o restante do Brasil, mas o Rio Grande do Sul permaneceu com a restrição.
A medida foi oficializada pela Administração Geral das Alfândegas e pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da China. O texto anula um comunicado anterior, de 2024, que impedia as vendas gaúchas para o país asiático com base nos resultados de uma análise de risco.
O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, informou que o setor recebeu a notícia por meio de importadores e exportadores. Ele destacou que ainda aguarda um comunicado oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A ausência do mercado chinês impactou o volume de carne de frango exportado pelo estado no ano passado, resultando em uma queda de 1%. Em 2024, o DE foi o destino de quase 6% das exportações de frango do RS.




