A China está prestes a inaugurar a ponte mais alta do mundo, um novo marco da engenharia que deve ser concluído até junho de 2025. A estrutura, chamada Huajiang Grand Canyon Bridge, está em fase final de construção na província de Guizhou, no sudoeste do país.
Com 625 metros de altura em relação ao rio abaixo, a ponte ultrapassará em 295 metros o Viaduto de Millau, na França, que atualmente detém o recorde mundial. Além da altura impressionante, o projeto tem grande relevância para a infraestrutura local: a travessia sobre o cânion, que hoje leva cerca de duas horas, será reduzida para apenas um minuto.
Localizada em uma área montanhosa conhecida como Grand Canyon Huajiang — também chamada de “fenda terrestre” —, a ponte integra o esforço nacional da China para desenvolver regiões de difícil acesso, como Guizhou, que está a mais de 1.200 km de Shenzhen.
A estrutura é uma ponte suspensa de treliça de aço com cerca de 2.890 metros de extensão. Desde o início das obras, em janeiro de 2022, aproximadamente 95% do projeto já foi concluído, segundo o engenheiro-chefe Zhang Shenglin, do Guizhou Highway Group. As treliças da ponte pesam cerca de 22 mil toneladas, o equivalente a três Torres Eiffel.
“Este superprojeto que atravessa a ‘fenda de terra’ será o primeiro do mundo em ambas as direções. Será mais um feito histórico para demonstrar a força da infraestrutura da China”, afirmou Zhang ao jornal estatal China Daily.
A província de Guizhou já abriga quase metade das 100 pontes mais altas do planeta, reforçando a posição da China como líder em megaprojetos de engenharia.