Press "Enter" to skip to content

Chinês morre de hemorragia no cérebro após tirar dentes sisos

Última atualização 09/02/2024 | 09:12

O que era para ser um procedimento dentário corriqueiro terminou em fatalidade na China. A comunidade de Shenzhen está abalada com a trágica morte de Wang Aoji, um engenheiro automotivo chinês de 23 anos, que faleceu de hemorragia cerebral após uma cirurgia de extração de dentes. As informações são do site Dim Sum Daily.

Wang, que havia recentemente ascendido ao cargo de engenheiro em uma renomada fabricante de automóveis em Shenzhen, faleceu após complicações decorrentes do procedimento no Hospital do Povo de Kuichong, no Distrito Dapeng de Shenzhen.

O drama começou na manhã de 30 de julho do ano passado, quando Wang buscou tratamento para dentes do siso inflamados e doloridos, uma condição que vinha enfrentando há dois meses. Apesar da ausência de histórico prévio de hipertensão, doença cardíaca ou diabetes, Wang desmaiou repentinamente durante uma radiografia panorâmica após a extração. Após recuperar a consciência, revelou histórico anterior de episódios de desmaios.

Coma

A situação se agravou rapidamente, com Wang vomitando e convulsionando a caminho do pronto-socorro, onde uma tomografia computadorizada revelou hemorragia intracraniana. Uma craniotomia de urgência foi realizada no Hospital do Povo do Distrito de Pingshan, mas, apesar da cirurgia de duas horas, os médicos o declararam como morto cerebral. Wang permaneceu em coma por 14 dias até seu falecimento na noite de 12 de agosto.

O relatório forense subsequente do Centro de Avaliação Judicial da Universidade de Zhongshan concluiu que a disfunção do sistema nervoso central de Wang e a falência de múltiplos órgãos eram consistentes com hemorragia intracraniana espontânea após a cirurgia dentária. Apesar da intervenção médica intensiva, sua vida não pôde ser salva.

Investigação

O Comitê de Mediação do Centro de Coordenação de Relacionamento Harmônico Médico-Paciente de Shenzhen determinou provisionalmente que não há vínculo causal direto entre a cirurgia dentária e a morte de Wang.

Esta avaliação preliminar, no entanto, entra em conflito com as suspeitas de negligência médica da família, que buscava uma compensação de 1,8 milhão de yuan, enquanto o hospital supostamente concordou com um acordo de 600 mil yuan.

O Departamento de Educação e Saúde do Distrito Dapeng de Shenzhen está atualmente investigando o caso para determinar se houve violações nos padrões médicos e garantir que tais tragédias não se repitam.