A Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, prendeu nessa terça-feira (3/12), dois chineses, de 68 e 72 anos, transportando itens da fauna brasileira sem a devida autorização legal. Nas bagagens deles foram encontrados 50 barbatanas de tubarão, 38 pepinos do mar, mais de três quilos de bexigas natatórias e quase um quilo de pescado seco.
Os itens foram apreendidos. Os presos alegaram que os produtos seriam para consumo próprio e seriam transportados para Hong Kong.
A carga foi descoberta pela PF por meio de um aparelho de raio-x. As malas foram abertas na presença de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de testemunhas.
Os suspeitos, que têm Registro Nacional de Migrante permanente no Brasil, não apresentaram documentos que permitissem o transporte internacional dos itens, tampouco permissão ou autorização legal. Eles foram presos pela prática de contrabando, crimes ambientais e também foram multados.
Os tubarões são espécies que constam da lista da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), como espécies que devem ser especialmente preservadas, em razão do risco de extinção, e cujo comércio internacional é proibido.
Os chineses foram presos pela PF por contrabando e crimes ambientais. Além das barbatanas, malas tinham outros itens da fauna brasileira.
Fique por dentro do que acontece em DE. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre DE por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.