Show gratuito da turnê ‘Choronas 30 anos’ será realizado neste sábado (8), em Paraibuna; confira
O show será no Coreto da Praça da Matriz. Antes do show, às 15h, o grupo realizará uma oficina de choro.
1 de 2 Choronas — Foto: Divulgação
Choronas — Foto: Divulgação
O grupo de choro “Choronas”, formado inteiramente por mulheres, se apresentará no Coreto da Praça Matriz de Paraibuna, neste sábado (8), às 17h. A entrada é gratuita. Antes do show, o grupo irá realizar uma oficina de choro aberta à comunidade, às 15h, no Salão Nobre da Fundação Cultural.
A apresentação faz parte da turnê “Choronas 30 anos – Elas na Roda”. No show, o grupo apresenta um repertório com músicas autorais, clássicos do choro e homenagens às compositoras Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Anastácia.
O grupo formado por Ana Claudia César (cavaco), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Miriam Cápua (percussão) e Cibele Palopoli (flauta transversal), teve início em 1995, na cidade de São Paulo.
Ao longo dessas três décadas, o grupo se dedicou à valorização e renovação do choro, que é o primeiro instrumento urbano brasileiro. Ao todo o grupo tem 6 CDs lançados e realizou turnês nacionais e internacionais, inclusive umas delas, no Leste Europeu, foi a convite da Embaixada do Brasil.
As Choronas são reconhecidas como pioneiras na formação de um grupo de choro exclusivamente feminino. O nome da turnê “Elas na roda” tem um peso simbólico forte, pois fala sobre essa presença das mulheres nas rodas de choro.
A turnê percorre oito cidades do interior de São Paulo, com apresentações didáticas, com contextualizações históricas e inclusão para diferentes públicos. Todas as atividades têm estrutura adaptada, presença de intérpretes de Libras e presença de agentes de acessibilidade.
2 de 2 Choronas — Foto: Divulgação
Choronas — Foto: Divulgação
OFICINAS DE CHORO
Como parte da turnê de 30 anos do grupo, todas as cidades receberão uma oficina gratuita realizada pelas Choronas, que tem como foco a introdução do gênero musical, além da valorização da contribuição feminina e o acesso à música instrumental brasileira.
Em Paraibuna, a oficina acontecerá às 15h, no salão da Fundação Cultural “Benedicto Siqueira Silva”. Em caso de chuva, o show será realizado no mesmo local da oficina, que fica na Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes, 64.
*Estagiária Mirela Melo colaborou sob supervisão do DE.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA




