Chuck Schumer pede identificação e câmeras corporais para agentes do ICE

chuck-schumer-pede-identificacao-e-cameras-corporais-para-agentes-do-ice

O líder democrata no Senado dos Estados Unidos está cobrando a identificação e uso de câmeras corporais pelo ICE. Chuck Schumer também condicionou seu possível apoio ao orçamento federal a limites na política migratória do presidente Donald Trump. Em 28 de janeiro de 2026, Schumer afirmou que os agentes federais do Serviço de Imigração e Alfândega (DE, na sigla em inglês) devem deixar de usar máscaras e cumprir novas restrições ao apresentar as condições de seu partido para prorrogar o financiamento do governo.

De acordo com Schumer, os agentes do Departamento de Segurança Interna também devem utilizar câmeras corporais, seguir as mesmas regras de uso de força aplicadas pelas polícias locais e se submeter a normas mais rígidas que exijam mandados judiciais para buscas. Os democratas estão criticando o ICE e se recusam a aprovar a extensão do financiamento do Departamento de Segurança Interna sem novos limites à repressão migratória promovida por Donald Trump.

Após a morte de um segundo cidadão dos Estados Unidos em Minneapolis causada por agentes do ICE, Schumer declarou que o que está sendo feito é banditismo sancionado pelo Estado e que precisa parar. A paralisação do governo dos EUA pode ocorrer neste fim de semana se republicanos e democratas não chegarem a um acordo sobre imigração. O financiamento do Departamento de Segurança Interna faz parte de um projeto de gastos mais amplo que abrange diversos departamentos, incluindo Defesa, Transporte, entre outros setores.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp