Chuva de granizo e quedas de árvores em Campinas: Bosque fechado após danos nas áreas urbanas

VÍDEO: Campinas registra chuva de granizo e queda de árvores; bosque é fechado após quedas de galhos

Bairros Taquaral, Jardim Chapadão e no entorno do Galleria Shopping, na metrópole, foram atingidos. Na quinta, Defesa Civil registrou 23 quedas de árvores e 11 de galhos.

A chuva de granizo e os ventos que atingiram Campinas (SP) neste sábado (4) causaram quedas de galhos e árvores. O Bosque dos Jequitibás foi fechado para remoção dos galhos. No Taquaral, um carro foi atingido por um tronco.

Além da metrópole, onde os moradores das regiões do Taquaral, Jardim Chapadão e no entorno do Galleria Shopping presenciaram a chuva de granizo, há registros em Santa Bárbara d’Oeste e Americana (SP).

Em Campinas, moradores relataram queda de árvore no Taquaral. A Defesa Civil informou que apura os estragos.

Os galhos caíram na pista de caminhada do Bosque dos Jequitibás durante a chuva do início da tarde. Segundo a prefeitura, o Bosque reabre normalmente no domingo.

A Defesa Civil informou que Campinas está em estado de observação, com volume de chuva de 72,2 milímetros acumulados nas últimas 72 horas.

Na tarde deste sábado, o maior índice de precipitação foi registrado na região do Taquaral, com 7,3 milímetros.

A chuva que atingiu Campinas na tarde de quinta-feira (2) danificou 31 árvores, sendo que 23 caíram e 9 tiveram galhos quebrados, e deixou diversas vias alagadas pela cidade. O maior índice de chuva foi de 18,4 milímetros na Estação Córrego Serafim. O vento atingiu 39,3 km às 16h.

A administração municipal informou que as quedas de árvores e galhos aconteceram em diversos bairros da cidade, como Cambuí, Bonfim, Botafogo, Parque Via Norte, Centro, Jardim Brasil, Jardim Guanabara, Jardim Planalto de Viracopos, Parque São Quirino, Parque Via Norte, Parque Ecológico, Vila Castelo Branco, e DIC I.

Seis no Cambuí, sendo 3 na São Pedro x Conceição; 1 na Américo Brasiliense; 1 na Severo Penteado; e 1 na Dr Emílio Ribas. Quatro no bairro Bonfim, nas ruas Dr. Joaquim de Souza Campos Júnior; Emílio Henking; Theodoro Langard; e Itália. Três no Botafogo, nas ruas Culto á Ciência; Salustiano Penteado; e Dr. João Mascarenhas Neves.

Além disso, foram registradas quedas de galhos no DIC 5, Cambuí, Chapadão, Vila Industrial e Centro. A cidade segue em alerta devido aos danos causados pela chuva de granizo e ventos. Novos registros podem ocorrer nas próximas horas. Para mais informações sobre a região de Campinas e atualizações em tempo real, acompanhe as notícias no DE Campinas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Participe das degustações de café no Museu do Café durante as férias em Santos, São Paulo

Museu do Café amplia agenda de degustações durante as férias; veja como
participar

Ação oferece uma experiência para o público apreciar cafés especiais, preparados
em diferentes métodos

DE amplia agenda de degustações durante as férias — Foto:
Divulgação/Museu do Café

DE amplia agenda de degustações durante as férias — Foto:
Divulgação/Museu do Café

O Museu do Café em Santos, no litoral de São Paulo, ampliou sua agenda de degustações em janeiro. Segundo a instituição, a medida atende uma demanda de moradores e turistas de férias na região.

De acordo com a equipe do museu, a ação oferece uma experiência para o público apreciar cafés especiais, preparados em diferentes métodos pela equipe de baristas do Centro de Preparação de Café (CPC).

Os participantes terão a oportunidade de explorar áreas exclusivas da instituição, como a sala de torra e o espaço onde são realizados os cursos técnicos do CPC. As degustações acontecem nos dias 10, 21, 22, 23, 24, 28, 29, 30 e 31 de janeiro, sempre às 14h.

Para participar, é necessário adquirir o ingresso diretamente na bilheteira do museu, localizada na Rua XV de Novembro, 95, no Centro.

A bilheteira está aberta de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h. O convite para a degustação custa R$ 20, e há também a opção de visitar o museu por R$ 30.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp