Chuva de meteoros não cumpre o prometido e internautas se divertem

chuva de meteoros Tau-Herculids

A chuva de meteoros Tau-Herculids gerou muita expectativa mundo afora. Segundo a NASA, em tal evento seria possível observar até 100 mil meteoros no céu, na madrugada de segunda (30) para terça-feira (31). No entanto, o acontecimento acabou decepcionando, gerando reações diversas na Internet.

A chuva de meteoros

Anualmente, entre o desfecho de maio e o início de junho, a tal chuva de meteoros entra em pauta. Pode ser que o Tau-Herculids seja mais velho do que parece, mas o registro mais antigo da NASA data de 1930. Essencialmente, a tempestade tem relação com detritos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3).

Quando a Terra se encontra com Tau-Herculids durante sua órbita, os céus do planeta ganham vida com a chuva de meteoros. Antigamente, o evento era consideravelmente mais magnífico. Com o passar do tempo, foi se tornando mais discreto.

De qualquer forma, a NASA afirmou que havia a possibilidade de que as pessoas observassem até 100 mil meteoros por hora, sob uma velocidade de 16 km/s. Os países com localização no Hemisfério Norte seriam mais agraciados com a visão. Quanto mais ao Sul, menor a probabilidade de enxergar o Tau-Herculids.

Por causa disso, a chuva de meteoros não marcou tanta presença entre os brasileiros. Pessoas de lugares como Canadá e Estados Unidos puderam avistar melhor o evento, mas ainda assim foi aquém do que esperavam.

Acontece que, normalmente, o Tau-Herculids apresenta cerca de dois ou três meteoros por hora. Os especialistas previram que seria diferente em 2022, com mais atividade do que o habitual. Isso porque, em 1995, o cometa SW3 se partiu, lançando detritos ao espaço sideral. Desde então, eles estiveram na órbita do Sol. Pela primeira vez, se encontrariam com a rota terrestre.

No final das contas, a chuva de meteoros não foi o que as pessoas estavam esperando. Alguns lamentaram, mas os internautas não puderam deixar de se divertir com o fato.

Confira algumas reações na Web:

https://twitter.com/an_gl0/status/1531483581964500992

https://twitter.com/edynezoo/status/1531476242486153222

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos