Press "Enter" to skip to content

Chuva de meteoros não cumpre o prometido e internautas se divertem

Última atualização 31/05/2022 | 09:21

A chuva de meteoros Tau-Herculids gerou muita expectativa mundo afora. Segundo a NASA, em tal evento seria possível observar até 100 mil meteoros no céu, na madrugada de segunda (30) para terça-feira (31). No entanto, o acontecimento acabou decepcionando, gerando reações diversas na Internet.

A chuva de meteoros

Anualmente, entre o desfecho de maio e o início de junho, a tal chuva de meteoros entra em pauta. Pode ser que o Tau-Herculids seja mais velho do que parece, mas o registro mais antigo da NASA data de 1930. Essencialmente, a tempestade tem relação com detritos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3).

Quando a Terra se encontra com Tau-Herculids durante sua órbita, os céus do planeta ganham vida com a chuva de meteoros. Antigamente, o evento era consideravelmente mais magnífico. Com o passar do tempo, foi se tornando mais discreto.

De qualquer forma, a NASA afirmou que havia a possibilidade de que as pessoas observassem até 100 mil meteoros por hora, sob uma velocidade de 16 km/s. Os países com localização no Hemisfério Norte seriam mais agraciados com a visão. Quanto mais ao Sul, menor a probabilidade de enxergar o Tau-Herculids.

Por causa disso, a chuva de meteoros não marcou tanta presença entre os brasileiros. Pessoas de lugares como Canadá e Estados Unidos puderam avistar melhor o evento, mas ainda assim foi aquém do que esperavam.

Acontece que, normalmente, o Tau-Herculids apresenta cerca de dois ou três meteoros por hora. Os especialistas previram que seria diferente em 2022, com mais atividade do que o habitual. Isso porque, em 1995, o cometa SW3 se partiu, lançando detritos ao espaço sideral. Desde então, eles estiveram na órbita do Sol. Pela primeira vez, se encontrariam com a rota terrestre.

No final das contas, a chuva de meteoros não foi o que as pessoas estavam esperando. Alguns lamentaram, mas os internautas não puderam deixar de se divertir com o fato.

Confira algumas reações na Web:

https://twitter.com/an_gl0/status/1531483581964500992

https://twitter.com/edynezoo/status/1531476242486153222