Moradores da zona rural de Barretos, SP, estão isolados há quatro dias após chuva forte
Segundo um morador, pelo menos 20 famílias nos bairros Contendas e Lagoinha foram afetadas. Imagens mostram o estrago nas estradas e em uma ponte por causa da enxurrada.
Sitiantes ficam ilhados após chuva destruir estradas rurais em Barretos, SP
O alto volume de chuvas registrado na região de Barretos (SP) desde o último final de semana destruiu a estrada que liga os bairros rurais Contendas e Lagoinha. A Defesa Civil estima que foram 149 milímetros só de sábado (7) a domingo (8).
O engenheiro agrônomo Marcos Aurélio dos Santos disse que cerca de 20 famílias das comunidades estão impossibilitadas de entrar e sair dos bairros por causa das crateras abertas na via.
> “Uma ponte [antiga] foi carregada pelas águas, outra ponte recém construída está prestes a ser levada também e a estrada, nem trator está passando.”
Ponte é destruída durante temporal em Barretos, SP
No vídeo encaminhado por Marcos Aurélio, é possível ver o nível do ribeirão Anhumas e o para peito da ponte arrancado. As imagens registradas na última terça-feira (10) também mostram como a única estrada que dá acesso aos bairros Contendas e Lagoinha ficou comprometida.
A distância que separa os bairros rurais do perímetro urbano de Barretos é de 23 quilômetros, sendo 15 por estradas de terra.
Marcos Aurélio foi com a esposa para o sítio na zona rural de Barretos no último sábado, antes do temporal. O engenheiro agrônomo conta que só conseguiu sair da propriedade na terça-feira (10) à tarde depois que ele e a esposa caminharam dois quilômetros até chegar a um local em que um amigo tinha acesso de carro.
“Impossível passar com veículo. Meu próprio carro caiu [em uma cratera] no sábado, antes mesmo das chuvas fortes.”
O sitiante alertou que nas propriedades tem idosos e crianças que não conseguem sair de suas casas.
O secretário municipal de Agricultura, Marcelo Jamal, disse que a cidade tem 847 quilômetros de estradas rurais e que a prefeitura enfrenta o desafio de controlar todos os pontos de estragos.
“A gente ainda não teve nenhuma demanda. Mas qualquer coisa que os moradores precisarem, com certeza estaremos disponíveis para dar assistência.”
A Defesa Civil registrou 200 milímetros de chuva em Barretos de DE até terça-feira.
Segundo o órgão, todos os estragos causados já foram sinalizados. Ainda existem pontos que demandam atenção e alguns danos só poderão ser reparados em períodos de estiagem.
Veja mais notícias da região no DE Ribeirão Preto e Franca.




