Chuva e ventos de quase 100 km/h causam estragos em Sacramento; veja vídeo e outras cidades afetadas
Temporal derrubou árvores, destelhou casas e afetou o fornecimento de energia e água no município. Outras cidades do Diário do Estado e Alto Paranaíba também registraram ventos fortes.
Vídeo mostra alagamentos e estragos após temporal em Sacramento
Uma forte chuva acompanhada de ventos que chegaram a quase 100 km/h causou estragos na tarde deste domingo (2) em Sacramento, no Alto Paranaíba. Segundo a Prefeitura, o temporal provocou a queda de árvores, destelhamento de casas, derrubada de postes de energia e danos ao sistema elétrico e de abastecimento de água.
O prefeito Juninho Trevisan compartilhou nas redes sociais imagens dos estragos causados pelo temporal, registradas enquanto as equipes da Prefeitura atuavam nas ruas. Moradores da cidade também registraram pontos de alagamento como na Rua Uberaba.
Equipes da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foram mobilizadas para atender as ocorrências e restabelecer os serviços essenciais. Técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também atuam para normalizar o fornecimento de energia nos bairros afetados.
Em nota oficial, a Prefeitura de Sacramento manifestou solidariedade às famílias atingidas e afirmou que todas as secretarias municipais estão mobilizadas para prestar assistência, incluindo abrigo, alimentação, roupas e apoio social.
De acordo com o geógrafo William Borges, as rajadas de vento na região rural de Sacramento chegaram a 96 km/h. Até as 17h, o volume de chuva registrado na cidade era de 52,8 milímetros.
“Cavados são formações atmosféricas que funcionam como corredores de vento em níveis mais altos do céu, favorecendo o desenvolvimento de nuvens carregadas e tempestades. Esses fenômenos são considerados comuns e podem ocorrer em diferentes períodos do ano.
Além de Sacramento, outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba também registraram ventos fortes neste domingo. Em Uberlândia, os ventos chegaram a 60 km/h. Segundo o Corpo de Bombeiros, até as 19h30 foram registradas três ocorrências de queda de árvores, uma delas sobre um veículo no Bairro Pacaembu. Além disso, equipes do Secretaria Municipal de Trânsito (Settran) e viaturas da corporação monitoraram áreas de risco na Avenida Rondon Pacheco.
Já Uberaba registrou rajadas de vento de 68 km/h. Na cidade, os bombeiros atenderam uma ocorrência na Rua Ademar Reis Cristo, no Bairro Vila Craide, onde uma árvore caiu sobre um veículo e a garagem de uma residência. Não houve feridos.
Até a última atualização desta reportagem, não havia registros de ocorrências em outras cidades da região.




