Chuva em Manaus: Ruas alagadas nesta sexta-feira devido a forte precipitação

DE🌧️ VÍDEOS: Ruas ficam alagadas durante forte chuva que atinge Manaus nesta sexta-feira

Segundo registros obtidos pela Rede Amazônica, ruas nos bairros Colônia Antônio Aleixo, além do bairro Gilberto Mestrinho, ficaram alagadas devido a chuva que atinge a cidade.

Forte chuva que atinge Manaus causa alagamento de ruas nesta sexta-feira

DE forte chuva que atinge Manaus

DE🌧️ forte chuva que atinge Manaus na tarde desta sexta-feira (13), causou alagamentos em diferentes ruas da cidade. A prefeitura da cidade ainda não informou quantas ocorrências foram registradas em decorrência da chuva.

📲 Participe do canal do DE AM no WhatsApp

Segundo registros obtidos pela Rede Amazônica, ruas nos bairros Colônia Antônio Aleixo, além do bairro Gilberto Mestrinho, ficaram alagadas devido a chuva que atinge a cidade.

Em um dos registros, a água chegou a alagar o interior da casa de uma família, deixando móveis e eletrodomésticos submersos. Assista ao vídeo acima.

DE de 1 DE🌧️ Água chegou a alagar uma casa durante chuva que atinge Manaus nesta sexta-feira. — Foto: Reprodução

Água chegou a alagar uma casa durante chuva que atinge Manaus nesta sexta-feira. — Foto: Reprodução

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou no Amazonas acumulados de precipitação acima de 30 milímetros nas últimas 24 horas.

Em Manaus, a região mais atingida pela chuva foi o Bairro da União, na Zona Centro-Sul da cidade, com 51,84 milímetros.

O DE entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para saber quantas ocorrências foram registradas devido a forte chuva e quais locais aconteceram, mas ainda aguarda resposta.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ponta Negra: Praia liberada para banhistas em Manaus com segurança otimizada

A Praia da Ponta Negra, localizada na Zona Oeste da capital de Manaus, foi liberada para banhistas na manhã desta quinta-feira (26). O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida (Avante) após o Rio Negro atingir a cota de 17,38 cm neste dia. A praia tinha sido interditada para banho em 17 de setembro, quando o Rio Negro ultrapassou a cota mínima de segurança de 16 metros.

O prefeito de Manaus informou que todo o complexo da Ponta Negra está em fase preparatória para as festas de Réveillon. David Almeida ressaltou que o banho está liberado até às 17h e pediu para que os frequentadores evitem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o que pode ser perigoso. Anteriormente, Almeida havia afirmado que a praia não seria aberta antes de janeiro, sendo que a abertura foi antecipada devido às condições seguras do Rio Negro.

Durante o anúncio das atrações do Réveillon de Manaus para 2025, Almeida confirmou a liberação da Praia da Ponta Negra para banhistas, uma vez que o rio estava marcando 15,91 metros. A interdição da praia é recomendada a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2013, que prevê que a medida de segurança seja adotada quando o nível do rio atinge 16 metros. Laudos técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram solicitados para monitorar as condições da praia.

Em dezembro, os registros de subida do Rio Negro indicam uma elevação progressiva do nível da água, com medidas de 14,41 metros no dia 1º, chegando a 17,38 metros em 26 de dezembro. A interdição da Praia da Ponta Negra por 180 dias devido à seca reflete a preocupação com a segurança dos banhistas, respeitando as recomendações de segurança estabelecidas pelo TAC de 2013. A liberação da praia após o aumento do nível do Rio Negro traz um alívio para os frequentadores e permite que desfrutem do local com segurança.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp