Chuva em Salvador provoca alagamentos e estragos em diversos bairros

chuva-em-salvador-provoca-alagamentos-e-estragos-em-diversos-bairros

Alagamentos, deslizamento e queda de árvore: acumulado de chuva em Salvador em 1h atinge 75% do previsto para todo o mês

Há registros no Vale do Canela, Rio Vermelho, Federação, Lucaia e Avenida San Martin, entre outros. Travessia marítima entre a capital e Mar Grande, em Vera Cruz, foi suspensa.

Chuva provoca estragos em Salvador

A chuva que caiu em Salvador na tarde desta quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, provocou estragos em diversos pontos da cidade.

Há registros de alagamentos nas localidades do Iguatemi, Lucaia e Vale do Canela, além dos bairros Federação, Barra e Rio Vermelho. Também houve um deslizamento de terra com queda de uma pequena árvore na Avenida Luís Eduardo Magalhães.

Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de chuva em apenas uma hora foi de 80 milímetros, o que equivale a 75% do previsto para todo o mês: 108,2 milímetros.

A orientação é de que, em caso de risco, a população se afaste e acione o órgão, via disque 199. “Todas as nossas equipes estão em regime de plantão, atuando 24 horas por dia”, destacou o diretor Sosthenes Macedo.

Até a última atualização desta reportagem, nove ocorrências provocadas pela chuva tinham sido registradas pela Codesal no site que monitora a situação.

A maioria delas é de ameaça de desabamento (3), seguido de infiltração (2), ameaça de deslizamento (1), desabamento de muro (1), destelhamento (1) e orientação técnica (1). Centro, Brotas e Pau da Lima são as áreas mais afetadas.

Conforme a Capitania dos Portos, as travessias marítimas entre Salvador e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e Morro de São Paulo, em Cairu, foram suspensas nesta tarde, por causa do temporal. Não há previsão de retomada.

Estes pontos de alagamento provocaram prejuízos para moradores e comerciantes dos bairros afetados pela chuva na capital baiana. Nos bairros do Calabar e Sussuarana, o volume da água subiu e casas foram invadidas.

Na rua Xangô, em Itapuã, moradores perderam móveis. Alguns deles foram usados para apoiar e proteger eletrodomésticos e animais de estimação.

Uma loja de enxovais do bairro de Tancredo Neves também foi afetada. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a água entrando no estabelecimento, que fica em um ponto rebaixado da rua. No mesmo bairro, um carro foi parcialmente submerso pela água.

Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o feriado do Dia da Consciência Negra será de muita chuva em toda a Bahia.

Um alerta laranja de perigo e um alerta amarelo de perigo potencial foram emitidos na quarta-feira (19) e terão validade até o fim da tarde desta quinta.

Para a capital, o alerta é laranja. São esperados 100 mm de acumulado de chuva. Também há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp