Press "Enter" to skip to content

Chuva forte causa estragos em Goiânia e em Aparecida de Goiânia

Última atualização 29/01/2023 | 17:53

O temporal da tarde deste domingo, 29, está deixando estragos em Goiânia e em Aparecida de Goiânia. Em Goiânia, a marginal Botafogo transbordou e a água invadiu a pista. No Parque Lozandes, próximo ao Paço Municipal, a rua foi inundada. Vídeos também mostram parte do telhado do Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, com vazamento na área interna. Na mesma região, o estacionamento de um condomínio no setor Cruzeiro do Sul e região próxima alagado. Um outro conjunto de apartamentos na Vila Alzira teve parte do muro destruído com a forte chuva.

A previsão do tempo era de risco de formação de tempestades para hoje. Para a semana, a expectativa é de áreas de instabilidade em todo o estado devido à combinação calor e umidade. As chuvas podem vir localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

A previsão é que até março ocorram chuvas intensas em todas as regiões goianas, exceto no oeste do estado, e que as temperaturas se mantenham altas. O País está sob influência de um fenômeno natural chamado La Niña pelo terceiro ano consecutivo que causa resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico que provoca aumento no volume de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, já os estados do Sul registram calor intenso e seca severa. A duração é de nove a 12 meses com frequência a casa  dois ou sete anos. Os registros começaram em 1950 e notificaram esse tipo de ocorrência de 1954 a 1956 e depois entre 2010 e 2012. Um dado inédito é que o fenômeno ocorreu por quatro anos de 1973 a 1976.

Assista aos vídeos: