Telhados destruídos, árvores caídas e queda de energia: Chuva forte e ventania causa estragos em Goiás
O DE1 destacado foi o grande volume de chuva que começou na noite deste domingo (2) provocando estragos em Goiânia, Itumbiara e Aparecida de Goiânia. Segundo o Cimehgo, há risco de temporal para esta segunda-feira.
Chuva forte e ventania causa estragos em Goiás
Chuva forte e ventania causa estragos em Goiás
Telhados destruídos, fachadas de lojas arrancadas, árvores caídas e quedas de energia. Esses são alguns dos estragos provocados pelas chuvas que caíram em Goiás neste domingo (2). Vídeos de moradores registraram o grande volume de chuva e a ventania que deixou prejuízos para trás (veja o vídeo acima).
Em vídeos obtidos pela TV Anhanguera, moradores de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Itumbiara mostraram como as cidades foram afetadas.
Na Avenida W-6, no Setor Nova Brasília, em Aparecida de Goiânia, um poste caiu com a força da chuva. Já na Avenida 2ª Radial, em Goiânia, motoristas passam por uma espécie de ciclovia no meio da via, que está interditada pela queda de uma grande árvore.
O DE2 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana para saber quais vias foram e quais ainda estão interditadas, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
De acordo com o Cimehgo, os setores com o maior volume de chuva em Goiânia foram o Garavelo e Perim.
Nos setores Cândido de Morais e Morada do Sol também tiveram registros de prejuízo em fachadas de lojas, que foram arrancadas com a força da chuva. Já no Finsocial, um grande volume de água barrenta alagou uma rua.
As imagens impressionam pela quantidade de água da chuva, que variou entre curtos e longos períodos em cada região na noite de ontem.
De acordo com a Comurg, Goiânia teve 13 ocorrências de quedas de árvores e 19 ocorrências de queda de galhos. Equipes atuaram na desobstrução e liberação das vias e mitigação de danos patrimoniais.
Em Itumbiara, uma forte ventania causou muitos estragos, segundo apurado pela TV Anhanguera. O teto e parte do muro de uma loja de peças usadas desabou e caiu em cima de alguns veículos.
Além disso, a cobertura de um supermercado da cidade não aguentou a força dos ventos e caiu, deixando telhas e outros destroços espalhados pela rua.
Na manhã desta segunda-feira (3), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) divulgou um alerta de risco para chuvas intensas e tempestades no estado. A previsão é de que chova uma média de 60 mm/dia.
Apesar do refresco das chuvas, que podem aparecer em todo o estado, as médias para as temperaturas máximas continuam acima dos 34 ºC. Veja as máximas para algumas cidades:
Porangatu 35 ºC
Goiânia 33 ºC
Jataí 31ºC
Ceres 34 ºC
Goianésia 35 ºC
Aruanã 36 ºC
Esses foram os estragos causados pela chuva forte e ventania em Goiás. A população deve estar atenta aos alertas e precauções necessárias em casos de temporais.




