Nesta segunda-feira, o Rio de Janeiro enfrentou uma virada no tempo, com um “pancadão” de chuva que atingiu várias regiões da cidade. Inicialmente, a Zona Oeste foi afetada, com registros de chuva moderada a forte na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes. Logo em seguida, a chuva se estendeu para o Maciço da Tijuca e a Zona Sul, e posteriormente para Niterói e Itaboraí. Em alguns locais, como o Recreio e a Barra, houve até relatos de chuva de granizo, assustando passageiros de ônibus e moradores da região. O Centro de Operações Rio alertou para previsão de chuva fraca a moderada isolada durante a noite.
A situação causou o acionamento do estágio 2 de alerta na cidade, devido ao risco de “ocorrências de alto impacto”. O sistema Alerta Rio previa que a chuva seria acompanhada de raios e rajadas de vento, e foram registradas ocorrências de bolsões d’água em diversas regiões, concentradas principalmente nas Zonas Sul e Oeste. Além disso, ventos fortes foram registrados em diferentes pontos, causando quedas de árvores em locais como Bangu, Padre Miguel e Realengo.
Antes da chuva, a cidade enfrentava um intenso calor, com temperaturas chegando a 37 graus. O Nível de Calor 2 foi ativado no meio da manhã, indicando um ambiente de altas temperaturas. Para os próximos dias, a previsão é de que ventos úmidos do oceano interfiram no declínio da temperatura no Rio de Janeiro, trazendo alívio para os moradores.
O prefeito Eduardo Paes se manifestou nas redes sociais sobre a chuva, informando que, até aquele momento, não haviam sido registradas ocorrências graves. A cidade agora aguarda a vistoria no Túnel Santa Bárbara para avaliar a possibilidade de reabertura de faixas no sentido Centro. Além disso, o prefeito anunciou a entrada de Martha Rocha, Ottoni de Paula Filho e Frue em cargos importantes na prefeitura, visando melhorias nas áreas de Ação Social, Cidadania e Família, e Ação Comunitária.
Com a previsão de redução dos acumulados de chuva, o Rio se prepara para uma estabilização do clima nas próximas horas. As ocorrências causadas pela chuva estão sendo monitoradas, e os moradores devem ficar atentos às informações do Centro de Operações Rio para garantir a segurança de todos durante a transição do tempo na cidade.