DE registra 3º maior volume de chuva dos últimos 64 anos em temporal
Nessa sexta (24/1), DE foi castigada por alagamentos, desabamentos, desespero e falta de energia. É o terceiro maior temporal desde 1961.
São Paulo — A cidade de São Paulo registrou o 3° maior volume de chuva dos últimos 64 anos nessa sexta-feira (24/1), segundo dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Mirante de Santana, na zona norte da capital. Ou seja, o temporal dessa sexta é o terceiro maior desde o início da série histórica em 1961.
A Defesa Civil do Estado ainda ressalta que, dos 125,4mm registrados nessa sexta, o acumulado de 82mm entre 15h e 16h foi o maior volume computado em apenas 1 hora desde 25 de julho de 2006.
Para estabelecer ainda mais um recorde, em um intervalo de três horas, choveu quase metade do previsto para todo o mês de janeiro. Dos 257,3 mm de chuva esperados para o mês, 125 mm (48,5%) foram registrados nessa sexta.
A cidade foi castigada por alagamentos, desabamentos, desespero e falta de energia. Pela primeira vez, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para todos os celulares da região: “Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”, dizia o comunicado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas na cidade em decorrência do temporal. Na capital e na Grande São Paulo, a corporação registrou: * 126 chamados de árvores caídas; * 219 chamados de enchentes/inundações/alagamentos; * 14 chamados para desmoronamento/desabamento/soterramento.
A chuva teve início por volta de 15h30, quando o céu escureceu diante da aproximação das nuvens cinzentas e deixou toda a cidade em estado de atenção até 17h35. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 219 chamados para ocorrências de enchentes e alagamentos.
Ruas e avenidas se transformaram em rios, como nos casos da rua Palestra Itália, endereço do estádio do Palmeiras, e do Beco do Batman, na Vila Madalena, ambos na zona oeste. Carros e objetos foram arrastados pelas vias, conforme relatos dos moradores.