Chuva intensa é esperada no Rio a partir de quinta-feira, 3

chuva_rj_capital

O Rio de Janeiro está sob alerta devido à previsão de chuvas excepcionalmente fortes a partir desta quinta-feira, 3. A aproximação de uma frente fria vai provocar uma mudança drástica no clima, com chuvas intensas e queda significativa nas temperaturas. Na quinta-feira, o tempo será marcado por sol e calor, mas à medida que a frente fria se aproxima, as nuvens aumentam e temporais são esperados no centro-sul do estado, acompanhados de rajadas de vento.

A partir de sexta-feira, 4, a situação se tornará mais crítica, com chuvas frequentes e abundantes, além de uma queda acentuada nas temperaturas. O sábado, 5, é apontado como o dia mais crítico, com acumulados de chuva que podem superar o volume médio para abril, que varia entre 100 e 140 mm no centro-sul do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Riscos associados

Essa situação é comparável a eventos de chuva extrema que ocorreram em cidades como Petrópolis, Teresópolis e Angra dos Reis nos últimos anos. A Climatempo alerta para o risco de enchentes, alagamentos de vias urbanas e deslizamentos, além de quedas de árvores e estruturas devido às fortes rajadas de vento.

O governo do Rio de Janeiro está preparado para enfrentar o temporal, com investimentos em tecnologia para monitoramento e resposta a desastres. O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles, enfatiza a importância de a população estar atenta aos alertas e seguir as orientações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp