Chuva intensa em Goiânia: Estragos foram 12 vezes maiores que o previsto, diz Cimehgo

Chuva que causou estragos em Goiânia foi até 12 vezes maior do que o esperado, diz Cimehgo

As maiores precipitações registradas na capital foram na região norte com 145 mm e na região central com 131 mm. A Prefeitura de Goiânia está organizando ações para minimizar os estragos das chuvas.

Fortes chuvas causam estragos em Goiânia na noite de domingo (12), Goiás [https://s03.video.glbimg.com/x240/13253210.jpg]

O volume de chuva que atingiu Goiânia na noite de domingo (12) foi 12 vezes maior do que a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A previsão era de chover 15 mm na capital. Foram registradas precipitações de 145 mm na região norte, no Jardim Pompeia, e 131 mm no centro de Goiânia. A Prefeitura de Goiânia está trabalhando de forma integrada para minimizar os estragos.

Esses não foram os únicos pontos de chuvas intensas na capital. Foram registradas precipitações de 92 mm na região centro-oeste, no Setor Campinas, 83 mm na região sul, no Jardim América e 63 mm na região noroeste, no Jardim Curitiba.

Apenas a região leste de Goiânia registrou precipitações abaixo do esperado. Segundo o relatório do Cimehgo, a previsão era chover 45 milímetros, e foram registradas precipitações de 22 mm no Jardim Olinda. No entanto, um volume menor de chuvas não descarta a possibilidade de alagamento de ruas e mananciais.

ESTRAGOS

Alagamentos em diversos pontos de Goiânia. — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O coordenador geral da Defesa Civil, Robledo Mendonça, disse em entrevista à TV Anhanguera que a Marginal Botafogo, na região do Setor Leste Universitário, precisou ser interditada por conta de um deslizamento de terra. “O lixo foi o causador desse deslizamento. A gente observa que a boca de lobo ficou entupida pela quantidade de lixo, a água passou por cima da boca de lobo e levou a terra”, explicou.

Segundo o Corpo de Bombeiros, entre 19h10 e 19h30 de domingo (12), foram atendidas três ocorrências de alagamento: na Avenida Anhanguera, no Setor Central; na Rua 21 de Abril, no Setor Vila Vera Cruz; e na Avenida 87, no Setor Sul. Além disso, os bombeiros também registraram duas quedas de árvores na Alameda Marginal Botafogo, no Setor Leste Universitário, e também na Rua Gercina Borges, no Setor Sul. Segundo Robledo, da Defesa Civil, uma casa foi alagada, próxima à Vila Xavier, mas a causa ainda será investigada.

PREVISÃO DO TEMPO

Em novo informativo, o Cimehgo alerta para chuvas intensas em todas as regiões do estado, inclusive na capital e entorno. Segundo o relatório, as chuvas são irregularidades e poderão vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp