Assim como na Bahia, as chuvas também têm castigado o estado de Goiás. O governador Ronaldo Caiado (DEM) visitou nesta segunda-feira (27) a cratera que foi aberta na GO-118, uma das principais vias de acesso a região da Chapada dos Veadeiros, na cidade de Cavalcante. Com a interdição da via, cerca de 400 famílias quilombolas estão isoladas e o transporte de cargas está prejudicado.
Durante a visita no local, Caiado diz que o desmoronamento é em consequência de um aterro (sanitário) “A GO-118, um dos principais eixos do nordeste do estado, uma radial, teve seu desmoronamento em consequência de um aterro que não cumpriu todas as regras. Com a intensidade da chuva, houve um desmoronamento completo e tráfego interrompido. A alternativa seria buscar um desvio, mas com todos que conhecem a região e tudo o que estamos vendo aqui, essa alternativa in loco, não é possível. Vamos pensar em outra coisa para conseguirmos dar acesso as outras cidades aqui”, disse.
Caiado diz também que esse é um “Transtorno grave para o transporte de cargas na região”, já que a rodovia está interditada para veículos pesados. Sobre a ajuda a população isolada, o governador afirma que agentes do Corpo de Bombeiros (CBM-GO) já estão mobilizados “Temos três embarcações para atender a população que está do outro lado do rio. No primeiro momento, vamos chegar com cestas básicas e todo o aparato do corpo de bombeiros. Neste período, vamos abrir a outra rodovia para dar trafegabilidade até Cavalcante e, depois do volume de chuvas, arrancar toda a área do aterro para aí sim fazer a reconstrução do trecho”.
Como sinalizado, Caiado afirma que será feito uma “área de manobra” para dar uma nova alternativa de trajeto para os caminhoneiros e que a via da GO-118 permanecerá isolada “Não tem como nos deslocarmos aqui qualquer rota alternativa porque os caminhões ficarão atolados, como tal, vamos fazer uma área de manobra para que os veículos pesados possam retornar a Alto Paraíso, pegar um rumo até Colinas do Sul e, depois, pegar uma estrada que vamos melhorá-la para poder chegar até Cavalcante, dando assim uma nova alternativa de trajeto”.
Acompanhando o governador, o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra) Pedro Sales Goinfra, disse que as obras iniciarão em breve “Os reparos já estão contratados e a empresa já esta com os maquinários. Agora é só aguardar as condições favoráveis para o trabalho, no período mais breve possível, a população não ficará desassistida”, afirmou.
Em sua conta no Twitter, o governador afirmou que a ponte entre Formoso e Santa Tereza de Goiás, que também foi interditada, será vistoriada e recuperada.