Chuvas em Florianópolis: vias interditadas e ônibus suspensos – Saiba as últimas atualizações

Florianópolis tem vias interditadas, acidentes de trânsito e viagens de ônibus
suspensas por chuvas

Vias importantes, como a Avenida Beira-mar Norte e a SC-401 estão com muitos
pontos de alagamento. Ônibus tombou no Continente.

Marginal da SC-401 em Florianópolis tem pontos de alagamento.
A capital catarinense enfrenta uma tarde com diversos pontos de alagamento nesta quinta-feira (16). Ruas se transformaram em verdadeiros rios.

Vias estratégicas, como a Avenida Beira-mar Norte e a SC-401, no Norte da Ilha, sofrem com alagamentos, assim como a SC-405, no Sul da Ilha. No Continente, um ônibus do transporte coletivo chegou a tombar em uma curva de acesso à BR-282.

A prefeitura local faz um apelo para que a população permaneça em locais seguros e evite deslocamentos. A gestão municipal destaca a importância de liberar as vias para a passagem de máquinas e veículos de resgate.

Até as 15h desta quinta-feira, foram registradas 41 ocorrências, com diversos pontos de alagamento, incluindo áreas centrais e bairros como Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa e Rio Vermelho, conforme a Defesa Civil de Florianópolis.

A situação das rodovias estaduais na região às 16h é a seguinte:

SC-401 no Norte da Ilha – intransitável, com numerosos pontos de alagamento. O tráfego está impossibilitado em vários trechos, principalmente entre Santo Antônio de Lisboa e o Centro, com o fluxo ocorrendo entre o posto da PMRv e Canasvieiras.
SC 401 Sul – alguns pontos de alagamento, com o trânsito fluindo lentamente.
SC-404, no Morro da Lagoa – intransitável.
SC-405, do Elevado da Seta até o elevado do Rio Tavares – intransitável.
Acesso à Ponte Colombo Salles com acúmulo de água, mas trânsito fluindo lentamente.
Avenida Gustavo Richard, sentido Ponte Colombo Salles – faixas 3 e 4 interditadas.
Alça de acesso a Coqueiros, sentido Ponte Pedro Ivo Campos – INTERDITADA.

Na SC 401, uma queda de árvore na região de Cacupé levou à interdição da via em ambos os sentidos. As equipes da prefeitura e do governo estadual trabalham juntas com maquinário para liberar a pista o mais breve possível.

Outro incidente relatado foi o tombamento de um ônibus do transporte coletivo na Avenida Engenheiro Max de Souza, na alça de acesso à Via Expressa. Não houve feridos graves entre os quinze passageiros retirados do veículo. A empresa responsável enviará um guincho para retirar o ônibus.

Por volta de 15h50, algumas linhas do transporte coletivo estavam suspensas, como as que ligam o Norte da Ilha, Maciço do Morro da Cruz, com atendimento parcial em outras rotas da cidade.

A Defesa Civil recomenda que a população redobre a atenção, sobretudo em áreas de encosta, devido ao solo encharcado e risco de alagamentos. Em casos de emergência, a prefeitura dispõe de equipamentos como hidrojatos, caminhões e escavadeiras para lidar com situações de alagamento.

Os números de emergência são:

199: Defesa Civil.
193: Corpo de Bombeiros.
192: SAMU.
153: Guarda Municipal.

O cenário preocupante traz imagens de estacionamentos alagados e veículos parcialmente submersos nas vias principais da cidade, como a Avenida Beira-mar Norte e a SC-401, evidenciando os impactos das chuvas intensas na região.

Assim, a população precisa ficar atenta às orientações das autoridades locais e evitar deslocamentos desnecessários durante esse período de instabilidade climática na capital catarinense.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp