Chuvas em Salvador causam alagamentos e congestionamentos: confira os detalhes da situação desta terça-feira

As fortes chuvas que caíram em Salvador ao longo do dia causaram sérios transtornos na noite desta terça-feira (26). Pelo menos três grandes avenidas da cidade ficaram alagadas, resultando em congestionamentos quilométricos e na necessidade de resgate de pessoas ilhadas pelos bombeiros militares. Apesar da gravidade da situação, não houve registro de feridos.

A Avenida Tancredo Neves foi uma das vias mais afetadas, com um grande engarrafamento se formando devido às condições climáticas adversas. Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram a extensão do congestionamento, que chegou a ultrapassar os seis quilômetros de extensão. A Superintendência de Trânsito de Salvador identificou pelo menos três pontos críticos na cidade, incluindo a pista marginal da Avenida Paralela, onde os motoristas precisaram desviar pela calçada para escapar das águas.

Na região da Avenida Professor Manoel Ribeiro, no bairro do Stiep, o trânsito no sentido da Boca do Rio foi desviado para a Avenida Paralela devido a outro ponto de alagamento. Já na Avenida General San Martins, os motoristas enfrentaram dificuldades para transitar devido aos pontos de acumulação de água na pista. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atuou na remoção de pessoas de veículos que ficaram presos nas áreas alagadas após problemas mecânicos.

A situação se tornou ainda mais crítica com a chegada do temporal à Avenida Bonocô, onde o congestionamento se intensificou. O órgão de trânsito da cidade alertou os motoristas para evitarem as áreas atingidas pelas chuvas e buscarem rotas alternativas. Apesar dos transtornos causados pelas chuvas, as equipes de resgate agiram prontamente para garantir a segurança dos cidadãos, evitando maiores danos.

É importante ressaltar a importância de manter a precaução em dias de chuvas intensas, evitando áreas alagadas e respeitando as orientações dos órgãos de trânsito. A cidade de Salvador está sujeita a alagamentos recorrentes durante o período chuvoso, o que requer atenção redobrada por parte dos motoristas e pedestres. Que situações como essa sirvam de alerta para a necessidade de infraestrutura adequada e medidas de prevenção por parte das autoridades locais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Nomes mais curtos, como Helena e Theo, lideram registros de bebês em Feira de Santana em 2024”

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024; veja

Escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais

“Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais”

“Helena” e “Theo” foram os nomes mais escolhidos para batizar as crianças nascidas em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, em 2024, segundo levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Entre os 10 escolhidos, nomes como Miguel, Gael, Heitor, Arthur, Noah e Ravi se destacam entre os homens, e Helena, Liz, Aurora e Lunna, entre os registros femininos.

Nomes curtos, bíblicos e originais, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2024, conforme mostrou o levantamento.

VEJA OS RANKINGS:

10 nomes femininos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Helena (88)
2. Liz (79)
3. Laura (71)
4. Maria Cecília (64)
5. Maitê (63)
6. Aurora (61)
7. Maria Helena (56)
8. Cecília (53)
9. Lunna (50)
10. Maria Alice (47)

10 nomes masculinos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Theo (109)
2. Gael (104)
3. Heitor (104)
4. Ravi (102)
5. Miguel (96)
6. Noah (79)
7. Anthony (78)
8. Bernardo (76)
9. Arthur (71)
10. Samuel (64)

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024 – Foto: Omar Lopez/ Unsplash

COMO TROCAR O NOME?

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)

Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE FEIRA DE SANTANA E REGIÃO

3 vídeos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp