Chuvas fortes atingem 12 estados

image-ktcdtb8rq2

O Inmet emite alertas para chuvas intensas e ventos fortes em 12 estados brasileiros. Saiba quais regiões estão sob alerta e como se preparar.

Alertas do Inmet para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas e ventos fortes em 12 estados brasileiros, abrangendo todas as regiões do país. As áreas afetadas podem registrar grandes volumes de chuva, com risco de temporais e ventos intensos.

Regiões atingidas

No Sul, o extremo norte do litoral gaúcho e o sudeste catarinense estão sob alerta, com acumulado de chuva entre 50 mm e 100 mm/dia. No Sudeste, o noroeste do Paraná e toda a extensão litorânea de São Paulo também enfrentam condições adversas, com ventos fortes de 30 km/h a 60 km/h. No Nordeste, grande parte do Ceará e do Piauí, além do leste maranhense, podem enfrentar temporais influenciados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No Norte, partes do Amazonas, Rondônia, Roraima e Mato Grosso estão sob alerta para chuvas fortes, com acumulado entre 50 mm e 100 mm/dia, e ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h.

Precauções para a população

A população deve ficar atenta aos alertas e tomar medidas de precaução para evitar transtornos e proteger a saúde. Nas áreas com risco de chuvas intensas, é importante evitar deslocamentos desnecessários, abrigos sob árvores e locais próximos a rios e encostas. No Sudeste, a recomendação é evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, manter-se hidratado e usar protetor solar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp