A Quarta-Feira de Cinzas teve início com chuvas em 120 cidades do Ceará durante a madrugada e a manhã. O maior volume ocorreu no município de Choró, com 90,2 milímetros, conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) até a manhã desta quarta-feira (18). Em Fortaleza, a manhã foi de fortes chuvas, relâmpagos e trovões. A capital teve o maior acumulado registrado no posto do Caça e Pesca, com 52 milímetros, segundo a Funceme.
Moradores apontaram relatos de alagamento em bairros de Fortaleza. No bairro Granja Lisboa, a água ficou acumulada na esquina entre as ruas Sargento João Pinheiro e Xavier da Silveira. Em outra região da cidade, no bairro Carlito Pamplona, um ponto de alagamento também foi registrado na rua Lucas Pinto. Segundo os moradores, o problema se repete há mais de 40 anos em dias de fortes precipitações.
As chuvas atingiram todas as regiões do Ceará, com grandes volumes registrados na Região Metropolitana de Fortaleza e no Sertão Central. Alguns municípios que se destacaram pelos maiores volumes de chuva foram Choró com 90,2 milímetros, São Gonçalo do Amarante com 81 milímetros e Frecheirinha com 70 milímetros, entre outros. A intensidade das chuvas levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta de chuvas intensas com grau de severidade de perigo para todas as 184 cidades do Ceará, com previsão de chuvas de até 100 milímetros por dia.
O alerta laranja, que aponta “perigo”, indica a possibilidade de ocorrência de ventos de até 100 km por hora, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas e alagamentos. O aviso iniciou na manhã desta quarta-feira (18) e permanecerá em vigor até 10h de sexta-feira (20). A população deve ficar atenta aos possíveis impactos causados pelo temporal e adotar as medidas de segurança necessárias para minimizar os riscos. É essencial seguir as orientações dos órgãos competentes e se manter informado sobre as condições meteorológicas na região.




