Chuvas intensas desafiam Goiânia: soluções para alagamentos e inundações

chuvas-intensas-desafiam-goiania3A-solucoes-para-alagamentos-e-inundacoes

A cidade de Goiânia enfrenta desafios recorrentes durante os períodos chuvosos, com mais de 100 pontos de alerta para alagamentos, inundações e enxurradas. Especialistas apontam o crescimento desordenado como uma das principais causas desse problema que afeta a capital de Goiás.

Segundo levantamento da Defesa Civil, a quantidade de áreas inundadas na cidade de Goiânia durante as chuvas aumentou significativamente nos últimos oito anos, passando de 57 para 135. Os locais mais críticos da região incluem a Marginal Botafogo, Vila Redenção, Parque Amazônia, Setor Pedro Ludovico, Setor Sul, Parque Industrial João Brás, Residenciais Goiânia Viva e Finsocial.

A superintendente de obras e serviços de infraestrutura urbana da Seinfra, Flávia Ribeiro Dias, destacou que o crescimento desordenado, principalmente em bairros já existentes, é um fator que contribui significativamente para o aumento das áreas vulneráveis a alagamentos. A impermeabilização excessiva do solo resulta em menor permeabilidade, agravando os problemas causados pelas chuvas na cidade.

Para mitigar esses problemas, a Seinfra realiza a limpeza das bocas de lobo e dos leitos de córregos, além de desenvolver projetos de construção de bacias de contenção e áreas alagáveis para uma resolução definitiva dos problemas de alagamentos na região. A construção de redes em bairros e avenidas, assim como o aumento das redes existentes subdimensionadas, também fazem parte das soluções propostas pela superintendente.

As ações da Defesa Civil e da Seinfra visam minimizar os impactos das chuvas intensas em Goiânia, garantindo a segurança e o bem-estar da população local. Com a adoção de medidas preventivas e projetos estruturais adequados, espera-se reduzir a ocorrência de alagamentos e inundações na capital de Goiás e promover um ambiente mais seguro e resiliente para todos os moradores da cidade.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp