Chuvas intensas e ventanias causam estragos em Salvador e interior da Bahia: alerta de tempo instável na região

chuvas-intensas-e-ventanias-causam-estragos-em-salvador-e-interior-da-bahia3A-alerta-de-tempo-instavel-na-regiao

Chuva forte deixa mar agitado, provoca ventania e estragos em Salvador e interior da Bahia

Frente fria causou fortes chuvas na capital baiana e cidades do interior entre a madrugada de domingo (19) e esta segunda-feira (20).

Alerta de chuva para diversas regiões do estado

Alerta de chuva para diversas regiões do estado

O tempo virou em Salvador e o acumulado de chuva previsto para todo o mês de outubro já foi ultrapassado em diferentes bairros da capital baiana, nesta segunda-feira (20), nas últimas 12 horas. Segundo informações da Defesa Civil (Codesal), as chuvas intensas devem seguir até a próxima sexta-feira (24).

Conforme o meteorologista do órgão, Giuliano Carlos, o tempo instável é consequência de uma frente fria que atingiu o estado. “Nas imagens de satélites nós conseguimos observar essa banda de nebulosidade que é o que está influenciando no tempo aqui da capital baiana”, afirmou.

O acúmulo de chuva esperado para outubro era de 91 mm, mas alguns bairros de Salvador já ultrapassaram essa expectativa. Os bairros de Boca da Mata (103 mm), Cajazeiras 8 (87 mm) e Nova Brasília (86 mm) registraram a maior incidência de chuva nas últimas 12 horas.

“Teremos a continuidade dessas chuvas moderadas a fortes, então a gente pode ultrapassar mais ainda essa normal climatológica de 91 mm”, apontou o meteorologista.

A mudança no tempo também afetou as cidades do interior da Bahia, que foram atingidas por fortes chuvas e ventanias entre a noite de domingo (19) e esta segunda-feira (21). Em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, ao menos seis árvores caíram durante a madrugada e assustaram moradores da cidade.

Postes, muros e vias da cidade ficaram destruídas com a queda das árvores e a Defesa Civil da cidade realizou uma série de atendimentos para liberação das ruas durante o dia. Porto Seguro e a cidade de Teixeira de Freitas ficaram sem energia devido às chuvas. Em nota, a Neoenergia Coelba afirmou que trabalha para reestabelecer o fornecimento.

Segundo informações da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, foram registrados 75 mm de chuva na madrugada e rajadas de vento de mais de 50 km/h. A previsão é de que o tempo instável siga até a sexta-feira (24), com previsão de ventos com 80 km/h.

Até o momento, Porto Seguro não teve registros de alagamentos ou deslizamentos de terra, mas a Defesa Civil da cidade recomenda que moradores de zonas de risco se desloquem para lugares mais seguros até o fim do período de tempestade.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp