Chuvas levam São Paulo a decretar estado de atenção

A sexta-feira começou com chuva forte na cidade de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção para alagamentos, por volta das 11h de hoje (19), em todas as regiões da capital. Entre ontem e hoje, já choveu 35 milímetros (mm).

“É um acumulado bastante significativo, o esperado para maio é 55,5 mm, até passou da metade do esperado para todo o mês”, observou o técnico em meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Adilson Nazário.

Segundo o técnico, podem acontecer alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco da cidade. “É uma chuva que tem passagem rápida, mas já provocou um alagamento intransitável na cidade”. Às 11h53 o CGE registrou alagamento intransitável na Praça da Bandeira com a Avenida 23 de maio, sentido centro/bairro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve queda de árvore às 11h40 na Rua Itapeva, região central da cidade. Uma pessoa foi atingida, mas sem gravidade.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que às 9h30 havia 108 quilômetros (km) de lentidão na cidade, enquanto a média para o horário é entre 63 km e 89 km de congestionamentos. Por volta das 12h50, as vias com maior trânsito eram a Marginal Tietê, sentido Airton Senna/Castelo Branco, com 32,5 km de lentidão, e a Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco/Interlagos com 12,9 km de lentidão.

Previsão

Segundo Nazário, a chuva continua até o fim da tarde de hoje e começa a diminuir no início da noite. A temperatura mínima registrada até o momento foi 15,3 graus Celsius (ºC) durante a madrugada, com máxima prevista de 18ºC.

Para quem vai curtir a Virada Cultural no fim de semana, é bom preparar capa e guarda-chuva. “Teremos uma pequena trégua amanhã, mas ainda chove de forma isolada, pode aparecer o sol, mas entre muitas nuvens e volta a chover intensamente no domingo (21), por causa da passagem de uma frente fria por São Paulo”.

Segundo o meteorologista, não há previsão de chuva forte para a próxima semana: “em termos de chuva significativa, esta pode ser a última do mês”.

No sábado (20) de madrugada, a temperatura deve ficar em torno dos 15ºC e céu encoberto ao amanhecer. A temperatura máxima sobe um pouco e chega aos 21ºC durante a tarde. Já o domingo começa com termômetros em torno dos 16ºC e a máxima não deve ultrapassar os 21ºC.

Fonte: Agência Brasil

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos