Press "Enter" to skip to content

Ciams Novo Horizonte é reaberto

Última atualização 04/10/2017 | 14:45

O atendimento do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Jardim América passa por processo de transferência para o Ciams Novo Horizonte, ao longo desta semana, para construção da terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Goiânia. A urgência 24 horas da unidade de saúde da região Sudoeste da Capital, fechada desde 2013, será reaberta para absorver os serviços prestados pelo Jardim América durante o período de construção da nova UPA. Além de absorver a demanda dos pacientes da região Sul, a reativação do Novo Horizonte beneficiará também moradores do Distrito Sudoeste.

Para não sobrecarregar as demais unidades da rede de urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ciams Novo Horizonte está pronto para receber a atual estrutura física e de pessoal do Jardim América durante as obras. A transferência dos pacientes é gradativa e segue até a próxima sexta-feira, 06. ‘A UPA é uma conquista muito grande para os goianienses e a prefeitura tem empenhado esforços para não deixar a população desamparada durante o período de obras’, assegura a secretária de Saúde, Fátima Mrué.

Muito além de pintura, as reformas no Novo Horizonte para receber os pacientes do Ciams Jardim América incluíram ações na parte elétrica, hidráulica e de serralheria. As equipes realizaram instalação e trocas de portas, bancadas e lavatórios, troca de vidros e conserto de janelas quebradas, reparos no gesso e telhado, recuperação de calçadas e readequação da entrada da ala destinada à urgência 24 horas. Os trabalhos foram executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). Além de vacinas, planejamento familiar e pré-natal, por exemplo, o Ciams Novo Horizonte já oferece atendimento ambulatorial de Atenção Primária, por meio de consultas com pediatra, ginecologista e clínico geral, e ambulatório de especialidades.

UPA Jardim América
Já as obras para ampliação do Ciams Jardim América em UPA devem durar cerca de 180 dias, de acordo com cronograma de execução apresentado pela construtora responsável pelos trabalhos. As Upas funcionam como intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais. ‘Esse tipo de unidade possibilita resolver grande parte das urgências e emergências e, ao reduzir a demanda por internação hospitalar, contribui para desafogar os atendimentos de média e alta complexidades’, destaca Fátima Mrué.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 97% dos casos que chegam nas UPA’s são solucionados na própria unidade. Além de trabalhar de forma integrada com o Samu, a nova unidade da região Sul terá consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia, reanimação e sala de estabilização para os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. A unidade Jardim América contará com raio-x, central de materiais esterilizados completa, eletrocardiografia, laboratório de exames, entre outros benefícios.