Ciclone deve atingir Sul e Sudeste do país com ventos de até 100 km/h nesta segunda-feira, 28

alerta-de-chuvas-intensas-e-ventania-em-de3A-inmet-preve-ate-100-km2Fh

Um ciclone extratropical que atinge à costa do Rio Grande do Sul, combinada à passagem de uma frente fria, deve provocar ventos intensos em diversas regiões do país nesta segunda-feira, 28. Segundo o MetSul Meteorologia, as rajadas de vento em São Paulo e região metropolitana pode alcançar entre 70 km/h e 80 km/h, com possibilidade de chegar a 100 km/h no litoral.

A frente fria chegou ao país neste domingo, 27, trazendo chuvas para o Rio Grande do Sul. Nesta segunda, o fenômeno avança para o oceano e dá origem ao ciclone, que impulsionará os ventos para o Sul e Sudeste do país, incluindo o litoral paulista, o leste de Santa Catarina e o Paraná.

No sábado, 26, a Marinha do Brasil já havia emitido um alerta de ventania para válido para essa segunda-feira, 28, entre Florianópolis (SC) e São João da Barra (RJ), com vento de 75 km/h. Em São Paulo, Defesa Civil emitiu neste domingo, 27, um alerta para destelhamentos, queda de árvores, placas e falta de energia devido a força dos ventos.

Os alertas mais severos foram emitidos para o Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul, que pode receber rajadas de vento mais intensas. A orientação é que a população evite áreas abertas e fique atenta as atualizações.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp