O ciclone extratropical que atingiu o Rio de Janeiro provocou cancelamentos pontuais no Aeroporto Santos Dumont, mas não afetou as operações do Aeroporto Internacional do Galeão neste sábado (8). Apesar dos ventos fortes e da chuva intensa, os voos no Galeão ocorrem normalmente, sem impacto da meteorologia. No entanto, no Santos Dumont, um voo da Gol teve que retornar a São Paulo devido às rajadas intensas, resultando no cancelamento de pelo menos um voo. Os passageiros afetados foram realocados em outras aeronaves, garantindo a continuidade das operações.
De acordo com o Centro de Operações e Resiliência (COR), o município do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 às 6h55 devido à chuva e ao vento forte. Apesar disso, as chegadas e partidas nos aeroportos acontecem sem atrasos significativos, com um fluxo considerado tranquilo. A chuva intensa atingiu principalmente a Zona Sul, o Centro e a Grande Tijuca, perdendo intensidade por volta das 7h45, conforme informações do Sistema Alerta Rio. Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes recomendou que a população evite sair de casa e destacou o trabalho das equipes da prefeitura nas ruas para lidar com as ocorrências decorrentes do ciclone.
Apesar dos impactos causados pela chuva e pelo vento, a operação no RIOgaleão segue normal, sem maiores problemas devido à meteorologia. Parte de um muro desabou entre as estações do metrô de Coelho Neto e Colégio, afetando temporariamente a Linha 2, que já foi normalizada. Além disso, árvores caíram em diversos pontos da cidade e da Baixada Fluminense, enquanto tendas foram derrubadas no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste. A Secretaria Estadual de Defesa Civil mantém o risco hidrológico moderado em diversas regiões do estado, podendo haver elevação ao longo do dia, enquanto o Inmet emitiu alertas de perigo para ventos costeiros e ressaca, com rajadas que podem atingir entre 50 km/h e 100 km/h, e ondas de até 3,5 metros.
A previsão é de que o ciclone extratropical continue provocando instabilidade no clima do Rio de Janeiro ao longo do dia, com possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes. Embora os aeroportos estejam operando sem grandes intercorrências, a recomendação é para que a população se mantenha informada sobre as condições meteorológicas e evite deslocamentos desnecessários, garantindo a segurança de todos em meio aos impactos do fenômeno climático.




