O clima deve mudar até o fim da semana ao longo do litoral brasileiro, desde o Rio Grande do Sul até o Espírito Santo. Um ciclone extratropical se formará na madrugada de sexta-feira, 25, próximo ao litoral gaúcho, trazendo chuvas e ventos fortes — que podem atingir até 100 km/h na Serra do Mar paulista.
Embora o ciclone não passe diretamente sobre nenhuma região do Brasil, sua formação no litoral terá impacto em terra firme. Segundo a Climatempo, uma característica desse tipo de ciclone é a frente fria que ele pode provocar, alterando o clima em várias partes do país.
De acordo com a MetSul, além de ventos intensos, algumas áreas devem enfrentar tempestades e temporais severos. No sul do Rio Grande do Sul, são esperadas chuvas fortes, enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste podem ter pancadas de chuva e temporais isolados na quinta-feira, 24.
Embora o ciclone se dissipe rapidamente, ele deixará um rastro de ventos fortes. Na quinta-feira, 24, são previstos ventos de até 50 km/h no sudoeste de Mato Grosso e em várias regiões de Mato Grosso do Sul. O mesmo fenômeno pode ocorrer nas áreas leste e oeste de São Paulo.
No Sul do Brasil, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem enfrentar rajadas de até 80 km/h em alguns pontos. Já na sexta-feira, 25, os ventos mais intensos são esperados em São Paulo, especialmente nas regiões sul e leste, com rajadas que podem chegar a 90 km/h. Na Serra do Mar, a velocidade dos ventos pode alcançar 100 km/h, exigindo atenção redobrada para possíveis danos.